Descoberta nova espécie de bactéria por investigadores da Universidade dos Açores

Uma equipa de investigadores do Instituto de Investigação e Tecnologias Agrárias e do Ambiente da Universidade dos Açores descobriu uma nova espécie de bactéria “a partir de águas marinhas recolhidas ao largo da ilha Terceira”, foi hoje anunciado.



“A bactéria, à qual os autores deram o nome de ‘Brachybacterium atlanticum’, foi isolada a partir de águas marinhas recolhidas ao largo da ilha Terceira. O isolado foi inicialmente confundido com bactérias de uma outra espécie do mesmo género (‘B. paraconglomeratum’), mas uma análise mais aprofundada demonstrou tratar-se de uma outra espécie”, adiantou a Universidade dos Açores em comunicado.

A descoberta dos investigadores Inês de Castro, Susana Ribeiro, Vanessa Oliveira, Francisco Coelho, Lurdes Dapkevicius, Eduardo Brito de Azevedo e Joana Barcelos e Ramos “foi notificada pela Sociedade de Microbiologia da Europa, que a escolheu como ‘Micróbio do Mês’ para o mês de setembro de 2023”.

A nova espécie já consta da lista oficial da nomenclatura bacteriana.


PUB

Premium

O processo que investigou fraude no Serviço Regional de Saúde passou de 16 arguidos e 55 crimes para oito arguidos e 18 crimes, um número que pode baixar para seis arguidos se o Ministério Público aceitar a suspensão provisória do processo, proposto pelo juiz de instrução, ontem, durante a leitura da decisão instrutória.