Açoriano Oriental
Deputada do PSD vai presidir a comissão de inquérito aos avales dados pelo anterior Governo dos Açores

A deputada social-democrata Sabrina Furtado foi eleita, esta quarta-feira, presidente da comissão de inquérito, criada pelo parlamento dos Açores, que vai investigar suspeitas de favorecimento na concessão de garantias por parte do anterior executivo socialista.

Deputada do PSD vai presidir a comissão de inquérito aos avales dados pelo anterior Governo dos Açores

Autor: Lusa/AO Online

“Nós marcámos para início de setembro a aprovação do regulamento interno da comissão, como também todos os quesitos e questionários dos partidos políticos a serem discutidos, que é um procedimento normal neste tipo de comissões”, explicou a deputada do PSD, em declarações aos jornalistas, no final da reunião, realizada na Horta.

Sabrina Furtado adiantou que, depois disso, a comissão, criada com caráter potestativo por iniciativa da bancada do PSD na Assembleia Legislativa dos Açores, irá definir quais as diligências e audições a realizar no âmbito destes trabalhos.

“Marcámos para setembro porque, neste momento, com outras comissões a decorrer até ao final de julho, e com trabalhos a finalizar nesta sessão legislativa, já ficava extremamente apertado conseguirmos marcar reuniões, mas sobretudo é preciso dar algum tempo aos partidos políticos para prepararem as suas diligências”, justificou.

Esta comissão de inquérito pretende investigar a atuação dos anteriores governos socialistas, em matéria de concessão de avales, nomeadamente a empresas privadas, na sequência da divulgação de um relatório do Tribunal de Contas, segundo o qual a região terá concedido em 2010 um aval a um empresário que pretendia construir uma unidade hoteleira na ilha Terceira, numa altura em que Vasco Cordeiro, ex-presidente do executivo açoriano, desempenhava as funções de secretário regional da Economia.

“Pretendemos perceber, cabalmente, que avales e em que condições foram concedidos a empresas privadas, durante os últimos governos, alguns dos quais ainda estão em vigor, e principalmente perceber se a concessão desses avales, alguns dos quais foram ocultados do Tribunal de Contas, defraudaram as contas públicas regionais”, justificou Sabrina Furtado.

A comissão de inquérito à concessão de avales é composta por 13 deputados: cinco do PS, quatro do PSD, um do CDS, um do Bloco de Esquerda, um do Chega e um do PPM, e tem o prazo inicial de seis meses para apresentar um relatório final ao parlamento dos Açores.

A Mesa da comissão de inquérito integra ainda, além de Sabrina Furtado (presidente), as deputadas Guilhermina Silva (relatora), eleita pelo PSD, e Sandra Dias Faria (secretária), eleita pelo PS.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados