Deco diz que descodificadores para TDT têm qualidade

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) constatou que os descodificadores para a transição das emissões analógicas para a televisão digital terrestre (TDT) têm qualidade e registam descidas de preços.


Os testes realizados pela DECO, no âmbito de uma parceria com a ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações, revelam que “o desempenho e o preço dos descodificadores variam muito, mas a imagem não decepciona, mesmo quando ligados a televisores convencionais”.

De acordo com a associação, é possível encontrar descodificadores a menos de 40 euros, alertando que “os preços variam bastante de loja para loja, pelo que há toda a vantagem em tentar comprar no estabelecimento mais barato”, informação disponibilizada na página da Internet da DECO.

Os testes da DECO vão decorrer até Abril de 2012, data do desligamento das emissões analógicas, de modo a assegurar informação sobre os equipamentos que surgem no mercado, sensibilizar e orientar os consumidores.

A ANACOM, entidade coordenadora do processo de transição das emissões analógicas para a televisão digital terrestre, e a DECO assinaram um protocolo segundo o qual a associação se compromete a realizar testes comparativos em contínuo de caixas descodificadoras para a TDT, que são necessárias para que quem não possua um televisor com sintonizador digital integrado possa aceder à televisão digital terrestre.
PUB

Premium

O processo que investigou fraude no Serviço Regional de Saúde passou de 16 arguidos e 55 crimes para oito arguidos e 18 crimes, um número que pode baixar para seis arguidos se o Ministério Público aceitar a suspensão provisória do processo, proposto pelo juiz de instrução, ontem, durante a leitura da decisão instrutória.