Decisão do TC sobre remuneração complementar nos Açores é "histórica"

O líder do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública e de Entidades com Fins Públicos (SINTAP) nos Açores, Francisco Pimentel, considerou "histórica" a declaração da constitucionalidade da remuneração complementar na região.


 

"Esta medida faz justiça aos funcionários públicos que trabalham nos Açores", salientou, em declarações à Lusa, congratulando-se com a decisão.

O Tribunal Constitucional (TC) declarou hoje constitucional o Orçamento dos Açores para 2014, cuja fiscalização preventiva tinha sido solicitada pelo Representante da República para a região, Pedro Catarino, devido à alteração da remuneração complementar de que beneficiam os funcionários da administração regional.

Segundo Francisco Pimentel, a decisão é "histórica" porque o Tribunal Constitucional tem tido "uma jurisprudência mais centralista", mas desta vez "reconhece" as especificidades dos Açores e "honra" o projeto da autonomia da região.

O dirigente do SINTAP salientou ainda que a decisão vem "reconhecer à região competências para compensar os cortes aos trabalhadores da função pública previstos no Orçamento do Estado", acrescentando que o TC reconheceu também que esses cortes teriam um "impacto terrível" na economia regional.

Francisco Pimentel lembrou que o alargamento da remuneração complementar mereceu o apoio do SINTAP, considerando que os órgãos de governo próprio estão de parabéns.

PUB

Premium

Dos 394 estabelecimentos existentes no Centro Histórico de Ponta Delgada, apenas 75 aderiram ao Bairro Comercial Digital, projeto apoiado pelo PRR e promovido pelo consórcio que junta Câmara Municipal de Ponta Delgada, Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada e a delegação dos Açores da AHRESP