Açoriano Oriental
Curso de Preparadores de animais bate recorde de participantes

Mais de 60 participantes inscreveram-se na 15.ª edição do curso de preparadores de animais para concurso de bovinos da raça Holstein-Frísia

Curso de Preparadores de animais bate recorde de participantes

Autor: Rafael Dutra/Ana Carvalho Melo

A 15.ª edição do Curso de Preparadores de animais para Concursos de bovinos da raça Holstein-Frísia, organizado pela Cooperativa União Agrícola , que encerra hoje, no Parque  de Exposições de São Miguel, em Santana, teve mais de 60 participantes, um número que superou as expectativas.

O evento termina com as provas de avaliação de conhecimentos adquiridos através do desfile dos animais em pista, entre as 11h00 e as 13h00, seguindo-se a entrega de prémios, pelas 14h00, no Parque de Exposições de São Miguel, em Santana.

A  edição teve  um número recorde de inscrições, com mais de 60 participantes inscritos, entre os 5 e os 25 anos, onde se pode notar a maior procura da formação pelos mais jovens, segundo informa nota de imprensa.

No evento participaram também jovens até aos 12 anos, com o intuito de aprender a desfilar com as suas vitelas, que irão participar no XV Concurso Juvenil Micaelense de Raça Holstein-Frísia 2023, o que demonstra a prosperidade futura do setor agropecuário em São Miguel e nos Açores.

Outra particularidade desta edição é  o crescente número de participantes sem uma ligação direta com a agricultura. Mas, que veem a formação como uma entrada no setor, especificadamente com os animais de produção.

O Curso de Preparadores de animais tem como principal objetivo aprimorar a apresentação dos animais nos concursos pecuários, que são a montra genética das explorações, o que evidencia todo o investimento e progresso obtido pelos produtores.

Esta formação contribui também para o incentivo e promoção da atividade agropecuária nos mais jovens. O curso permite aos formandos a aquisição de conhecimentos teórico-práticos, de lavagem, tosquia, alimentação e desfile em pista dos animais. Tal como, proporcionar uma abordagem introdutória para a qualidade genética e bem-estar animal.
O formador da edição deste ano é Luís Mota, que tem um vasto currículo com animais Holstein-Frísia.

Como produtor de leite e preparador, a sua exploração já recebeu diversos prémios nacionais, duas das suas vacas foram campeãs nacionais e, por diversas vezes, foi  considerado o melhor criador nacional.

Luís Mota é também juiz de concursos morfológicos e já julgou concursos regionais e internacionais. Neste momento é técnico classificador da Associação Portuguesa de Criadores da Raça Frísia. 


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados