Ucrânia

Costa anuncia que Zelensky convidou Marcelo para visitar Kiev

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou hoje que o chefe de Estado ucraniano, Volodymyr Zlensky, convidou o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para realizar uma visita à Ucrânia em data ainda a acertar.



António Costa deu conta deste convite de Volodymyr Zelensky a Marcelo Rebelo de Sousa em declarações aos jornalistas, após ter visitado a embaixada de Portugal em Kiev.

“Sou portador de um convite que o Presidente Zelensky fez a sua excelência o Presidente da República [Marcelo Rebelo de Sousa] para visitar a Ucrânia em data oportuna. E esse é o convite que transmitirei”, declarou o primeiro-ministro.

Em relação à sua presença na Ucrânia, António Costa destacou a visita que esta manhã fez em Irpin, na periferia de Kiev.

“Impressionou-me muito, sobretudo pela evidência da barbaridade da guerra e da especial violência com que tem sido conduzida pela Rússia”, declarou.

O líder do executivo afirmou ainda ter ficado impressionado com a “tranquilidade de Kiev”, em contraste com a “brutalidade da guerra” conduzida pela Rússia contra a Ucrânia.

Interrogado se recomenda uma viagem à Ucrânia aos deputados do PCP, António Costa alegou que se recusa a “entrar em questões políticas” nacionais a partir de Kiev.

“Mas estas viagens não se recomendam, porque estas viagens não são de turismo. A dramaticidade desta guerra, se vista ao vivo, transcende aquilo que conseguimos captar através das televisões”, acrescentou.


PUB

A quota de pesca do atum-rabilho vai aumentar 21% em 2026, permitindo aos pescadores açorianos “capturar 115 toneladas desta espécie de elevado valor comercial”, revelou ontem o Governo Regional dos Açores.

Na véspera do Dia dos Namorados, a Escola Secundária Antero de Quental realizou uma ação sobre violência no namoro, no meio digital. A iniciativa foi em parceria com Associação Desliga.