Açoriano Oriental
Costa anuncia 200 milhões de euros para coinvestimento em inovação
O primeiro-ministro, António Costa, anunciou hoje um investimento de 200 milhões de euros do Estado num programa de coinvestimento para empresas inovadoras que precisam de capital de risco, num evento no âmbito da Web Summit.

Autor: Lusa/AO Online

"O Estado põe 200 milhões de euros mas quem decide a sua aplicação são os investidores internacionais ou nacionais que escolhem as melhores empresas, os melhores projetos, a quem é necessário assegurar ‘venture capital' [capital de risco] para poderem arrancar e desenvolver a sua atividade", anunciou António Costa, na sessão de abertura da Venture Summit, no âmbito da Web Summit.

O chefe do executivo defendeu que este instrumento foi criado porque "muitas empresas em Portugal, sobretudo nos setores mais inovadores e mais disruptivos, da robótica à biotecnologia, têm encontrado dificuldades em encontrar financiadores que estejam capacitados e aptos a perceber os novos desafios e as novas oportunidades dos novos negócios".

"Muitas dessas empresas têm felizmente encontrado financiamento lá fora. Então, percebemos que a melhor forma de apoiar o financiamento era através do coinvestimento e lançámos este programa, ‘o programa 200 M, coinvest with the best' [investir com os melhores]", sustentou.

"Esse é o novo instrumento que criámos, porque julgamos que se pusermos o dinheiro acessível às pessoas certas para realizar os projetos certos, nós teremos condições para fazer os melhores investimentos", reforçou.

O primeiro-ministro disse que seguirá "com muita atenção" o debate desta manhã e todos os trabalhos da Web Summit, que hoje arranca em Lisboa: "Queremos fazer melhor, queremos fazer mais rápido, queremos ir mais longe e sabemos que temos muito a aprender convosco".

António Costa fez uma curta intervenção no início do evento, que decorre no Palácio de Xabregas, em que intervieram igualmente o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, e o fundador da Web Summit, Paddy Crosgrave.

A Web Summit é uma conferência global de tecnologia, inovação e empreendedorismo que decorrerá até quinta-feira, onde são aguardados mais de 50.000 participantes, de mais de 165 países, incluindo mais de 20.000 empresas, 7.000 presidentes executivos e 700 investidores.

Entre os oradores, estarão os fundadores e presidentes executivos das maiores empresas de tecnologia, bem como importantes personalidades das áreas de desporto, moda e música.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados