Açoriano Oriental
Conselho Geral promove palestras para aproximar UAc da sociedade

A “Influência da I&D na Produtividade” será o primeiro tema a ser abordado no evento agendado para o dia 13 de julho, no Anfiteatro IX da Escola Superior de Saúde, em Ponta Delgada

Conselho Geral promove palestras para aproximar UAc da sociedade

Autor: Paulo Simões/Paula Gouveia

O Conselho Geral da Universidade dos Açores (UAc) acredita que é possível melhorar a  interação e cooperação entre a  universidade e a sociedade, em especial com o tecido empresarial açoriano, e por isso, vai dar início a um ciclo de palestras técnicas, o “UAc Premier”, que irá juntar na mesma sala investigadores e alunos, gestores e empresários.

A “Influência da I&D na Produtividade” será o primeiro tema a ser abordado no evento agendado para o dia 13 de julho, no Anfiteatro IX da Escola Superior de Saúde, em Ponta Delgada, entre as 09h00 e as 12h15.

Marco Lopes, vice-presidente do Conselho Geral da UAc, sublinha a importância da iniciativa onde se espera a presença de “gestores de topo da Região”: “o objetivo é promover o contacto, ou seja, as empresas transmitirem as necessidades que têm, e a universidade analisar potenciais respostas a essas necessidades, tanto a nível de investigação pura, como a nível de recursos humanos e qualificação de pessoas – estamos a formar as pessoas que são necessárias na sociedade, e, às tantas, estamos a formá-las e a sociedade não as conhece”, repara. 

“Nós acreditamos que, da aproximação da Universidade dos Açores à sociedade açoriana, só podem nascer coisas boas”, nomeadamente “uma nova ideia, um novo projeto, uma nova empresa”.

O vice-presidente do Conselho Geral afirma que a Universidade dos Açores já comunica com o exterior, mas deve fazê-lo “cada vez mais”, tal como as empresas devem procurar fazer com a Universidade dos Açores.

“A ideia é haver aqui mais uma porta aberta para que a sociedade possa entrar pela universidade e bater à porta dos investigadores”, diz, por seu lado, Armindo Rodrigues, investigador da UAc e membro do Conselho Geral.  “Queremos mostrar o que fazemos, e também mostrar à Universidade que há cá fora interlocutores e que há mercado”, acrescenta.

A sessão de abertura da palestra “Influência da I&D na Produtividade” será assegurada pelo Presidente do Conselho Geral, Elias Pereira, e pela Reitora da Universidade dos Açores, Susana Mira Leal, seguindo-se as intervenções de dois investigadores da Universidade dos Açores, Lurdes Silva e Jorge Frias, com temas relacionados com os setores energético e agrícola.

O evento contará ainda com os palestrantes externos: Gonçalo Regalado, Chief Marketing Officer do Millenium BCP, e  Daniel Traça, diretor da Nova School of Business and Economics (NOVA SBE), estando previsto ser o Presidente do Governo Regional a encerrar os trabalhos da primeira palestra do ciclo “UAc Premier”.

Na ocasião, quatro empresas vão estar presentes com a sua equipa de recursos humanos, para que alunos e investigadores possam interagir com essas equipas e com os administradores das empresas.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados