Açoriano Oriental
Ucrânia
Conselho de Segurança da ONU discute esta segunda-feira situação humanitária no país

O Conselho de Segurança da ONU reunir-se esta segunda-feira para discutir a situação humanitária na Ucrânia, 12 dias depois do início da invasão russa que já matou civis e provocou a fuga de mais de 1,5 milhões.

Conselho de Segurança da ONU discute esta segunda-feira situação humanitária no país

Autor: Lusa/AO Online

Fonte diplomática citada pela agência espanhola EFE afirmou que a reunião contará com a presença do subsecretário-geral da ONU para os Assuntos Humanitários, Martin Griffiths, e da diretora-executiva do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Cathy Russel.

O Conselho de Segurança da ONU tem estado envolvido numa intensa atividade diplomática nas últimas semanas, primeiro devido à concentração maciça de tropas russas junto das fronteiras ucranianas e posteriormente devido à invasão russa da Ucrânia, que teve início em 24 de fevereiro.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse hoje que é "absolutamente essencial" estabelecer uma "pausa nos combates" para permitir a retirada de civis das cidades ucranianas que se encontram sitiadas pelo exército russo e o estabelecimento de corredores humanitários.

Os planos de retirada da população civil da cidade de Mariupol, no sudeste da Ucrânia, bloqueada pelas forças russas, foram hoje adiados pela segunda vez.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.