Coletes amarelos

Conselho da Europa "seriamente preocupado" com ação da polícia francesa

Conselho da Europa "seriamente preocupado" com ação da polícia francesa

 

Lusa/AO Online   Internacional   30 de Jan de 2019, 11:45

A comissária do Conselho da Europa para os Direitos Humanos, Dunja Mijatovic, disse estar "seriamente preocupada" com os extensos ferimentos causados por balas de borracha e outros métodos da polícia francesa para dispersar os manifestantes dos “coletes amarelos”.

A comissária reuniu-se esta semana com autoridades francesas para conversar sobre as questões dos direitos relacionados aos dois meses de protestos dos “coletes amarelos”.

Numa declaração na quarta-feira, Dunja Mijatovic lamentou "o alto nível de tensão que prevalece atualmente em França" e disse que "há uma necessidade urgente de acalmar a situação".

A comissária alertou contra medidas que estão atualmente em debate no Parlamento francês e que poderiam limitar o direito das pessoas a se manifestarem. Este seria um esforço para reprimir os agitadores que usam protestos para atacar a polícia.

Mais de 2.000 pessoas, incluindo manifestantes e polícias, ficaram feridas durante os protestos dos “coletes amarelos” desde que começaram em novembro, a partir das redes sociais e devido ao aumento dos combustíveis e da perda do poder de compra dos franceses, alargando-se para outras questões posteriormente.



Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.