Açoriano Oriental
Congresso internacional do atum nos Açores
Ponta Delgada recebe, de 25 a 26 de Outubro, o I Congresso Internacional do Atum dos Açores, uma iniciativa patrocinada pelo Governo e organizada, conjuntamente, pela empresa açoriana de lotas, Lotaçor, SA., e Associação Nacional de Fabricantes de Conservas de Pescado e Marisco, ANFACO.
 
Congresso internacional do atum nos Açores

Autor: Paulo Faustino/Olímpia Granada
Os tunídeos constituem, actualmente, o principal elemento do sector transformador de pescado a nível mundial, estimando-se que representem 55 por cento da produção de conservas, tanto em volume como em valor.

De acordo com a nota informativa ontem difundida pelo Gabinete de Apoio à Comunicação Social do Governo Regional, o congresso tem por objectivo servir de ponto de encontro e de troca de experiências para os agentes intervenientes na captura, transformação e comercialização do atum a nível mundial, fomentando a análise e debate acerca da situação actual e das suas perspectivas futuras.

Para tanto, serão debatidas temáticas relacionadas com a aquicultura do atum, a sustentabilidade da pesca dos tunídeos, os mercados a nível mundial e as novas tecnologias para a pesca.

Durante o encontro serão apresentadas novos protótipos de maquinaria para a indústria transformadora e debatidos o futuro das pescarias de tunideos nas Regiões Ultraperiféricas da Macaronésia e a importância do desenvolvimento de novos produtos no mercado mundial.

Em análise estará, também, a situação actual e perspectivas futuras do atum nos Açores, da frota atuneira congeladora comunitária e do atum enquanto recurso no Atlântico.

Aspectos como o sabor, o alto valor proteico, aproveitamento de grande parte da carne e a facilidade de emprego como ingrediente em distintos pratos fizeram com que as conservas de atum atingissem uma grande aceitação nos  mercados europeu e mundial.


Açores na Feira de Produtos do Mar


Pela primeira vez, os Açores vão ter um stand próprio na Feira Internacional de Produtos do Mar (Conxemar), um certame que se realiza na cidade espanhola de Vigo, de 2 a 4 de Outubro.

Na cidade galega estarão compradores e vendedores de pescado de todo o mundo, sendo que a Região estará representada por uma delegação liderada pela Lotaçor.

A Conxemar vai mostrar a 1600 expositores, representativos de mais de uma centena de países, a pesca sustentável que se pratica nos Açores e o facto de muitas espécies capturadas pela frora regional ostentar o selo “Friend of the Sea”.

Nesta feira, os Açores participam no quadro do programa de divulgação do pescado fresco e produtos dos mares das ilhas e de afirmação e difusão das boas práticas de exercício e de  qualidade da pesca com origem nas águas da Região.
Marcarão presença, no certame, a empresa açoriana de lotas, o Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, que na iniciativa se preocupará em divulgar e promover o estatuto de “Friend of the Sea” - este último é o instrumento certificador e valorizador  da pesca açoriana, sustentável e amiga do ambiente.  Acresce a presença da Federação das Pescas dos Açores e duas conserveiras regionais. A troca de experiências e o alargamento da oportunidade de negócios são outros dos objectivos.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados