Açores

Conferência Regiões Periféricas faz votos para rápida recuperação de estragos do mau tempo

Conferência Regiões Periféricas faz votos para rápida recuperação de estragos do mau tempo

 

AO Online/ Lusa   Internacional   19 de Out de 2019, 10:49

A Conferência das Regiões Periféricas e Marítimas da Europa manifestou solidariedade para com os Açores, na sequência da passagem do furacão “Lorenzo”, fazendo votos para que a recuperação dos estragos esteja rapidamente concluída “e com o apoio da União Europeia”.

Numa mensagem lida durante os trabalhos da 47.ª Assembleia-Geral, que decorreu na cidade italiana de Palermo, Cees Loggen, vice-Presidente da Conferência das Regiões Periféricas e Marítimas da Europa (CRPM) e ministro da região holandesa de Noord Holland, afirmou que a “Europa deve também ser um espaço de solidariedade”, a qual “deve ser expressa nos momentos mais difíceis”.

“Fazendo referência aos danos ocorridos em 02 de outubro nas ilhas açorianas, a CRPM expressou, assim, ao presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, a solidariedade e o apoio das regiões representadas nesta Assembleia Geral, manifestando os votos de que a recuperação dos estragos possa ser concluída o mais rapidamente possível e com o apoio da União Europeia”, lê-se numa nota do executivo açoriano, hoje divulgada.

A CRPM, que é presidida desde 2014 por Vasco Cordeiro, integra cerca de 160 regiões de 28 Estados europeus, agregando cerca de 200 milhões de cidadãos.

Vasco Cordeiro assumiu, pela primeira vez, em setembro de 2014, na Suécia, a presidência da CRPM, tendo sido reeleito, por unanimidade, nas assembleias-gerais deste organismo que decorreram em Ponta Delgada (Açores), em 2016, e no Funchal (Madeira), em 2018.

Em Palermo, estiveram reunidos cerca de 250 participantes, entre presidentes de regiões, políticos eleitos de toda a Europa e representantes de instituições europeias.

A passagem do furacão "Lorenzo" nos Açores provocou prejuízos de cerca de 330 milhões de euros, segundo anunciou na segunda-feira o presidente do Governo Regional.

Foram registadas 255 ocorrências, tendo o mau tempo obrigado ao realojamento de 53 pessoas.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.