Açoriano Oriental
Conferência em Santa Maria aborda “reinvenção do contexto geoestratégico” dos Açores

A conferência internacional “Asas do Atlântico – Os Açores e os Desafios do Ocidente” realiza-se na ilha de Santa Maria esta sexta-feira e sábado para refletir sobre a “reinvenção” do “contexto geoestratégico” do arquipélago.

Conferência em Santa Maria aborda “reinvenção do contexto geoestratégico” dos Açores

Autor: Lusa/AO Online

Em declarações à agência Lusa, António Monteiro, da LPAZ - Associação para a Valorização e Promoção do Aeroporto de Santa Maria, que organiza o evento, explicou que a conferência vai abordar áreas como as relações internacionais, a aviação, os oceanos e o espaço.

“O contexto geoestratégico dos Açores está a reinventar-se atualmente, parece-nos da mesma forma como se reinventou no passado. Ou seja: aquando da introdução de uma nova tecnologia de comunicação e transporte no mundo há uma reinvenção do valor geoestratégico dos Açores”, considerou.

António Monteiro deu o exemplo da introdução das tecnologias aeroespaciais, que estão a “reinventar” o valor da geografia do arquipélago, lembrando que o estudo sobre o espaço permite também “conhecer melhor o fundo do oceano”.

“Com aquilo que se chama a democratização do espaço, não só pelos grandes Estados mas também pela indústria e empresas, há aqui uma oportunidade de reinvenção do valor geoestratégico dos Açores”, sinalizou.

A conferência vai começar com uma sessão dedicada aos “desafios do atlântico”, com intervenções de Luísa Pinto Ribeiro (da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental), Isabel Valente (Universidade de Coimbra) e Gui Menezes (Universidade dos Açores).

Está ainda prevista uma conversa sobre os “desafios dos ares”, com a participação de Hugo Cabral (da Marinha), de Richard Byers (Universidade da Geórgia do Norte) e Peter Svik (da Universidade de Viena).

A conferência inclui uma sessão sobre diplomacia transatlântica, com Alexandre Moreli (Universidade de São Paulo), Patrícia Daehnhardt (Instituto Português de Relações Internacionais - NOVA) e Michele Testoni (Universidade IE).

Da programação do evento, consta ainda um painel acerca dos “Desafios do novo Espaço”, com Paulo Quental (Estrutura de Missão dos Açores para Espaço), Pedro Silva Costa (Instituto Universitário Militar), Licínia Simão (do Centro do Atlântico e Universidade de Coimbra) e Christina Giannopapa (Agência da União Europeia para o Programa Espacial).

“Asas do Atlântico – Os Açores e os Desafios do Ocidente” é organizado pela LPAZ, e pelos centros do Atlântico, de Estudos Internacionais do ISCTE, de Estudos Humanísticos da Universidade dos Açores, de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra, e pela Associação de Estudos Transatlânticos do Reino Unido.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados