Açoriano Oriental
Comunidade internacional lança campanha "crucial" para combater Malária até 2015
A comunidade internacional tem este ano a tarefa crucial de lançar uma campanha visando erradicar a malária até 2015 na maioria dos países onde a doença é endémica, necessitando para isso de garantir os recursos financeiros necessários.

Autor: Lusa / AO online

Segundo um relatório do Global Fund, hoje divulgado, os recursos financeiros necessários para atingir aquele objetivo internacionalmente acordado devem ser garantidos este ano.

O Fundo Global fornece dois terços do financiamento internacional no esforço global para controlar a doença e até ao final de 2009, os programas apoiados pelo Fundo Global terão distribuído 104 milhões de redes mosquiteiras tratadas com inseticida para prevenir a malária.

Estão ainda previstas mais 100 milhões de redes para serem distribuídas em 2010.

O Dia Mundial da Malária, assinalado a 25 de abril, é uma oportunidade para refletir sobre o que ainda é preciso fazer para vencer uma doença que mata mais de 880 mil pessoas por ano, a maioria delas crianças com menos de cinco anos, sublinha o relatório.

Mais de 90 por cento das mortes por malária acontecem em África.

Uma das iniciativas mais eficazes na luta contra a malária tem sido encabeçada pela "Roll Back Malaria (RBM) Partnership, que tem conseguido coordenar esforços e direcionar recursos para onde a necessidade é maior.

O lançamento da Parceria RBM em 1998, a criação do Fundo Global em 2001, a Iniciativa Presidencial contra a Malária, em 2005, e a introdução de novas técnicas médicas têm contribuído para mobilizar esforços no combate a uma doença que tem sido negligenciada.

Pelo menos 10 dos países mais endémicos de África relataram declínios nos novos casos de malária e uma acentuada queda na mortalidade infantil, de 50 a 80 por cento.

Apesar dos progressos dos últimos anos, uma redução no fluxo de financiamento para combater a doença poderá pôr em risco as conquistas recentes.

Os doadores vão decidir em 2010 o novo financiamento para o Fundo Global durante os três anos consecutivos, de 2011 a 2013.

O Fundo Global ajuda a financiar a maior campanha de distribuição de redes na história do controle da malária. O esforço concentra-se na Nigéria e na República Democrática do Congo que, juntos, assimilam 36 por cento dos encargos com a malária em África.

No âmbito de três cenários apresentados pelo Fundo Global relativamente a recursos para 2011-2013 - de 13, 17 e 20 mil milhões de dólares respetivamente -, os investimentos do Fundo Global satisfazem 72 por cento das necessidades mundiais em 2015 para mosquiteiros tratados com inseticida.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados