Açoriano Oriental
Comité Central do PCP aprova por unanimidade comunicado final que inclui acordo com PS
Os membros do Comité Central do PCP foram unânimes na aprovação do comunicado final do encontro, que inclui o acordo de viabilização de um Governo PS.
Comité Central do PCP aprova por unanimidade comunicado final que inclui acordo com PS

Autor: Lusa/AO Online

 

Segundo fonte partidária, "houve unanimidade quanto ao conteúdo" do texto, já depois de não terem existido "objeções" durante o esclarecimento e a discussão sobre o teor do entendimento para uma alternativa governativa protagonizada pelos socialistas e com apoio parlamentar também do Bloco de Esquerda (BE) e “Os Verdes" (PEV).

O secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa, já tinha avançado, pelas 19:00, com a ratificação do acordo por parte do órgão dirigente alargado do PCP, reafirmando ainda a decisão do PCP de apresentar moção de rejeição ao programa de Governo PSD/CDS.

O líder do PCP assegurou que os comunistas contribuirão para "uma solução duradoura" e, desafiado a especificar tal duração, garantiu que um futuro executivo liderado pelo secretário-geral do PS, António Costa, tem condições de "entrada em funções" para adotar uma "política que crie uma solução duradoura na perspetiva de uma legislatura", pois, "enquanto o regimento não for alterado, uma legislatura será de quatro anos".

Costa e restantes membros da Comissão Política, além dos grupos parlamentares de São Bento e do Parlamento Europeu, entre os quais o contestatário Francisco Assis, entre outras vozes dissonantes, estão reunidos na sede nacional do PS, igualmente para ratificar os acordos estabelecidos com BE, PCP e PEV.

No comunicado final, o Comité Central comunista salienta a importância da manifestação convocada pela CGTP para o último dia do debate (terça-feira) sobre o programa do Governo, na Assembleia da República, bem como "a justeza da decisão do PCP de apresentar a candidatura [presidencial] de Edgar Silva, a qual "mostra com clareza o seu papel essencial e insubstituível" naquela "batalha política".

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados