Açoriano Oriental
Comissão Eleitoral entende que candidaturas não podem enviar SMS durante ato eleitoral
A Comissão Eleitoral para as primárias do PS deliberou hoje que as candidaturas devem "abster-se de utilizar quaisquer meios de comunicação eletrónica" durante o dia da votação, na sequência de uma queixa de António José Seguro contra António Costa.

Autor: Lusa

"Nestes termos, deve a candidatura de António Costa cessar, com efeitos imediatos, o envio de mensagens SMS durante o dia do ato eleitoral (...) A deliberação referida no número anterior foi comunicada ao representante da candidatura de António Costa na Comissão Eleitoral, tendo o mesmo assegurado que o envio de mensagens SMS foi imediatamente cessado e que o mesmo se tratou de um erro processual", refere um comunicado da Comissão Eleitoral.

Este órgão, presidido pelo socialista Jorge Coelho, entende que as candidaturas devem “abster-se de utilizar quaisquer meios de comunicação eletrónica, nomeadamente chamadas telefónicas, SMS, emails, para fins de marketing político durante o dia do ato eleitoral, sob pena de as mesmas poderem influenciar, ainda que indiretamente, o sentido de voto".

Esta deliberação surge na sequência de uma queixa apresentada pela candidatura de António José Seguro contra António Costa, alegando que este enviou hoje um SMS aos militantes socialistas a apelar que votem em si.

Por seu turno, fonte da candidatura de António Costa confirmou que foi detetado o SMS, dizendo tratar-se de "um lapso e foi corrigido", tendo sido suspenso "de imediato" e não ter chegado a 5% do universo eleitoral.

De acordo com o comunicado da Comissão Eleitoral, que cita a reclamação da candidatura de António José Seguro, a mensagem da candidatura de António Costa tinha o seguinte teor: “Hoje não deixe de votar. O PS precisa do seu apoio. Se tiver dúvidas onde vota, ligue 808303001. Conto consigo. António Costa”.

Cerca de 250 mil simpatizantes e militantes socialistas escolhem hoje entre o secretário-geral António José Seguro e o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, o candidato do PS a primeiro-ministro nas próximas eleições legislativas.

PUB
Regional Ver Mais
  • Universidade dos Açores com mais 82 alunos na 2.ª fase
     
    Com a 2.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior concluída, Universidade dos Açores (UAc) recebeu 441 candidaturas, admitindo 82 alunos. Restam 183 vagas (28% do total) para a 3.ª fase
  • Sindicato denuncia "agravamento de falta de professores" em várias ilhas dos Açores
     
    O Sindicato Democrático dos Professores dos Açores (SDPA) denunciou o “agravamento da falta de docentes em várias ilhas e grupos de recrutamento”, apelando ao Governo Regional para “repensar com urgência” o sistema de incentivos

  • Jovens açorianos relatam experiência enriquecedora e intensa na Ucrânia

  • Introdução da RAMPA deve assegurar compensações às pescas

  • premium
    FAPA alerta para falhas estruturais e defende modelo misto entre papel e digital
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.