Comissão do Senado aprova nomeação de Janet Yellen para Reserva Federal

A comissão de Assuntos Bancários do Senado norte-americano aprovou hoje a nomeação de Janet Yellen para presidir à Reserva Federal (Fed), última etapa antes da confirmação definitiva pelo Senado.


A nomeação foi aprovada por 14 votos a favor e oito contra, com três senadores republicanos a apoiarem a escolhida pelo presidente Barack Obama ao lado de 11 senadores democratas.

A confirmação de Yellen, 67 anos, pelo Senado, parece garantida, mas a data dessa votação ainda não foi anunciada, prevendo-se que tenha lugar em dezembro.

A atual vice-presidente da Fed, o banco central norte-americano, Janet Yellen, foi designada por Obama a 9 de outubro para suceder a Ben Bernanke, que termina funções a 31 de janeiro de 2014.

O mandato tem a duração de quatro anos e Yellen será a primeira mulher a ocupar este cargo.

Durante a sua audição no Senado, Yellen defendeu a continuação da atual política de estímulo a uma recuperação económica que ainda se tem manifestado frágil nos Estados Unidos.

PUB

Perante a carta aberta que alerta para o agravamento da situação de sem-abrigo em São Miguel, as autarquias reconhecem a dimensão do problema e sublinham a necessidade de uma resposta concertada entre municípios, instituições sociais e Governo Regional.