Açoriano Oriental
Comércio tradicional assinala Dia das Montras em várias ilhas dos Açores
Várias cidades e vilas dos Açores cumprem a tradição do Dia das Montras, na segunda-feira, tentando atrair clientes ao comércio tradicional na quadra de Natal.
Comércio tradicional assinala Dia das Montras em várias ilhas dos Açores

Autor: Lusa/AO Online

Pelo menos em sete dos 19 concelhos dos Açores, as lojas dos centros das cidades ou vilas vão participar num concurso de montras, em que procuram, mais do que conquistar o primeiro prémio, atrair clientes a duas semanas do Natal.

"Cada vez mais é importante sermos atrativos e inovarmos", salientou, em declarações à Lusa, Sandro Paim, presidente da Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo, que promove junto com as autarquias concursos de montras em Angra do Heroísmo, Praia da Vitória e Velas.

Nas duas cidades da ilha Terceira e nesta vila de São Jorge participam no concurso 40 espaços comerciais, que tentam "inovar na forma como apresentam os seus produtos", tendo como objetivo "a dinamização das lojas e a captação de fluxos".

Segundo Sandro Paim, as pessoas não se deslocam aos centros das cidades e das vilas apenas para ver as montras, mas esta iniciativa é "um complemento importante" a juntar à programação de Natal, que nestas duas ilhas inclui música, doces e sobretudo animação infantil.

"Nós também compramos com os olhos", salientou, acrescentando que para além da votação do júri, as montras serão avaliadas pelo público em geral, que pode votar nas suas preferidas através das redes sociais.

O Dia das Montras repete-se há vários anos nas ilhas Terceira e São Jorge, sempre no feriado de 08 de dezembro.

É assim também noutras ilhas do arquipélago, como São Miguel e Faial, onde as montras do comércio tradicional também vão ganhar um brilho diferente este Natal.

Na Horta, na ilha do Faial, bem como em Ponta Delgada, Ribeira Grande e Lagoa, na ilha de São Miguel, o Dia das Montras é assinalado com atividades desportivas, desfiles, música, mercados e iluminação de Natal.

Na Lagoa, por exemplo, o vencedor da melhor montra ganha um prémio monetário no valor de 400 euros.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados