Açoriano Oriental
Cientistas ganham financiamento para expedição ao mar profundo dos Açores

Uma equipa liderada pelo Centro de Investigação Okeanos da Universidade dos Açores garantiu financiamento do projeto Eurofleets+ para a realização de uma expedição científica a zonas do mar profundo "nunca antes visitadas".

Cientistas ganham financiamento para expedição ao mar profundo dos Açores

Autor: Lusa/AO Online

"O financiamento agora garantido pelo Grupo de Investigação do Mar Profundo do (centro de investigação) Okeanos da Universidade dos Açores vai permitir a realização de uma expedição científica para a exploração de zonas desconhecidas da Dorsal Médio-Atlântica, ao longo de 17 dias", diz, em comunicado, o investigador Telmo Mourato, que vai liderar a missão.

A Dorsal Médio-Atlântica "é uma cordilheira vulcânica que se estende desde o Ártico até à Antártida, sendo a estrutura topográfica dominante do Oceano Atlântico e a cordilheira mais extensa do mundo. A expedição vai cartografar os fundos desta região e caracterizar as comunidades de corais e esponjas que habitam as cristas e montes submarinos na Dorsal. Pretende ainda identificar os fatores ambientais que determinam a distribuição espacial da biodiversidade bentónica de profundidade", adianta o comunicado.

Baptizada “iMAR: Avaliação integrada da distribuição dos Ecossistemas Marinhos Vulneráveis ao longo da Dorsal Médio-Atlântica na região dos Açores” a expedição é financiada pelo projeto Eurofleets+, do programa Horizonte 2020, que visa reunir uma frota de navios de investigação avançada e integrada para melhorar a coordenação e promover o uso económico da infraestrutura de pesquisa marinha. O Eurofleets+ engloba 27 navios de investigação, sete veículos operados remotamente (ROVs), cinco veículos submarinos autónomos (AUVs) e uma unidade portátil de telepresença.

De acordo com a nota conjunta do Centro Okeanos e do Azores Deep-Sea Research, esta expedição ao mar profundo dos Açores "vai permitir explorar zonas nunca antes visitadas" com recurso a "equipamentos e meios tecnológicos complexos, embarcações oceanográficas de grandes dimensões e tripulações especializadas, o que representa elevados custos económicos".

"Este tipo de meios de investigação está raramente disponível para a comunidade científica Nacional", assinala o comunicado.

Telmo Morato, investigador do IMAR (Instituto do Mar) e do centro Okeanos da Universidade dos Açores, destaca a importância do financiamento obtido através do Eurofleets+, considerando que "as equipas de investigação do mar profundo em Portugal têm tido alguma dificuldade no acesso a navios de investigação de grande dimensão, que possibilitem trabalhar em águas mais profundas e mais distantes e com os meios tecnológicos adequados".

"Os nossos projetos de investigação regionais, nacionais ou europeus não conseguem suportar os custos associados à diária de um navio destas características, que pode rondar entre 20 e 60 mil euros", sublinha o investigador, citado na nota.

Apesar dos "grandes avanços no conhecimento do mar profundo dos Açores" alcançados nos últimos anos, Telmo Morato considera que "ainda há muito por conhecer e por descobrir, pelo que a oportunidade gerada pelo Eurofleets+ e pelo (instituto oceanográfico holandês) Royal Netherlands Institute for Sea Research (NIOZ, na sigla original) para utilizar o navio de investigação Pelagia nos Açores, durante a primavera de 2021", irá "contribuir para avançar o conhecimento do mar profundo em Portugal".

Citado na nota, o Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, realça ser "mais uma etapa do percurso rico da equipa de investigação do mar profundo do IMAR/Okeanos da Universidade dos Açores", destacando o trabalho dos investigadores Telmo Morato e Marina Carreiro-Silva, "pelo mérito de terem conseguido esta bolsa" que permite "alocar, durante 17 dias, o navio de investigação Pelagia".

Marina Carreiro Silva, co-líder do grupo de investigação e especialista em corais de águas frias, refere igualmente que "o mar profundo dos Açores esconde uma diversidade de comunidades biológicas única no Oceano Atlântico e alberga extensos jardins de corais de águas frias e campos de esponjas".

O Comandante João Vicente, Chefe da Divisão de Hidrografia do Instituto Hidrográfico (IH), refere a elevada importância desta missão que contribuirá também para o programa SEAMAP 2030 (Mapeamento do Mar Português) do IH.

A expedição “iMAR” visa ainda "identificar novas áreas que se enquadrem na definição de Ecossistemas Marinhos Vulneráveis, determinar o estado ambiental das comunidades bentónicas e quantificar o lixo marinho" para "a preservação do património natural, o uso sustentável do mar profundo e minimizar os impactos negativos nestes ecossistemas tão vulneráveis".

Aodhán Fitzgerald, coordenador do projeto Eurofleets +, refere que o projeto "possibilita o acesso aos mais modernos navios de investigação, proporcionando oportunidades para estudar locais ainda por explorar e compreender melhor os impactos negativos nos nossos ambientes de águas profundas".

A expedição contará com a participação de investigadores de várias instituições nacionais e internacionais, nomeadamente o Instituto Hidrográfico, o CIIMAR da Universidade do Porto, a Universidade de Aarhus (Dinamarca), o National Oceanography Centre (Reino Unido), o GEOMAR (Alemanha), o P.P. Shirshov Institute of Oceanology (Rússia), e a Universidade do Vale do Itajaí (Brasil).


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados