Açoriano Oriental
Cientistas descobrem planeta demasiado grande para a sua estrela

Cientistas descobriram um planeta demasiado grande para a sua estrela, o que dizem contrariar as atuais teorias sobre a formação de planetas em redor de estrelas pequenas, divulgou a revista científica Science.

Cientistas descobrem planeta demasiado grande para a sua estrela

Autor: Lusa


O planeta tem mais de 13 vezes a massa da Terra, mas orbita uma estrela nove vezes menos massiva do que o Sol, a estrela anã extremamente fria LHS3154.

Segundo os autores da investigação, publicada na Science, é a primeira vez que um planeta com tão elevada massa foi observado a orbitar uma estrela com uma massa tão baixa.

A descoberta surpreendeu os cientistas, uma vez que não era expectável que o disco de formação planetária em torno da estrela LHS3154 tivesse matéria suficiente para gerar o planeta LHS3154b.

Para os autores do artigo publicado na Science, o rácio poeira-massa e poeira-gás do disco planetário que rodeia estrelas como a LHS3154 quando são jovens teria de ser 10 vezes maior do que o calculado para o que deu origem ao planeta LHS3154b.

O LHS3154b foi detetado com um espetrógrafo construído pela universidade norte-americana Penn State para encontrar planetas a orbitarem as estrelas mais frias fora do Sistema Solar com potencial para conterem à superfície água líquida, elemento fundamental para a vida tal como se conhece.


PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.