Açoriano Oriental
“Ciência Divertida” em todas as escolas do concelho de Ponta Delgada

Câmara Municipal de Ponta Delgada vai levar o programa “Ciência Divertida” a todos os alunos do 3.º e 4.º ano

“Ciência Divertida” em todas as escolas do concelho de Ponta Delgada

Autor: Luís Pedro Silva

Ao longo do presente ano letivo o programa “Ciência Divertida” vai chegar a todos os alunos do 3.º e 4.º ano das escolas de Ponta Delgada, numa iniciativa da Câmara Municipal em parceria com a Tetrapi.

A presidente do Município, Maria José Lemos Duarte, participou na sessão de lançamento, na escola de São Vicente Ferreira, onde destacou a importância desta iniciativa para a aproximação das crianças ao conhecimento e à ciência.

A missão da “Ciência Divertida” é despertar a curiosidade, criatividade e imaginação de crianças e jovens, através de atividades interativas, divertidas e educativas; estimular o interesse pelo método científico; aumentar a motivação das crianças; desenvolver atitudes e comportamentos saudáveis no seu dia-a-dia, e envolver o público juvenil na promoção de um desenvolvimento sustentável.

A “Ciência Divertida” representa um grande passo no sentido de se caminhar para uma sociedade mais (in)formada e, inerentemente, mais capaz, sendo a educação e a educação para a cidadania uma das grandes apostas da autarquia, que investe neste programa pelo oitavo ano consecutivo e que já está a promover mais duas iniciativas do género, mas dedicadas a outras temáticas: “Bem-estar animal” e “Esquadrão Planeta”.

A autarca, que se fez acompanhar pelo vereador da educação, Paulo Mendes, congratulou-se com a recetividade das escolas e dos alunos ao programa e enalteceu o trabalho desenvolvido pela Tetrapi.

O responsável pela Tetrapi João Correia, por seu turno, agradeceu à Câmara Municipal de Ponta Delgada a aposta no projeto, de extrema relevância para o processo de aprendizagem, e expressou uma enorme satisfação “por voltarem à escola”.

O presidente do conselho executivo da Escola Básica Integrada de Capelas agradeceu a oportunidade que se constitui como uma mais-valia.

“Ciência Divertida” começou por se destinar aos alunos dos 2.º e 3.º anos de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico de todas as Escolas Básicas do concelho, abrangendo atualmente os do 3.º e 4.º anos, e apresenta como objetivo fazer as crianças entrarem em contacto com os ensinamentos científicos, ao nível experimental.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados