Açoriano Oriental
Chuva intensa provocou inundações na Praia da Vitória

Segundo a autarquia as situações de maior dimensão ocorreram no Largo da Batalha, afetando 23 viaturas estacionadas e a inundação de moradias


Chuva intensa provocou inundações na Praia da Vitória

Autor: Ana Carvalho Melo

A chuva intensa que caiu durante a noite de quinta-feira e dia de hoje no concelho da Praia da Vitória, na Terceira, originou 15 ocorrências, entre moradias e estradas inundadas, deslizamento de terras e o transbordo de uma ribeira.

De acordo com nota da Câmara Municipal da Praia da Vitória, as situações de maior dimensão ocorreram no Largo da Batalha, afetando 23 viaturas ali estacionadas e a inundação de algumas moradias; na zona de campismo no Paul, que obrigou ao realojamento de 53 campistas da zona de campismo no Paul para a Escola Profissional da Praia da Vitória; e a cortes no abastecimento de água, particularmente em Santa Cruz. Registou-se ainda o galgamento de algumas ribeiras e a obstrução de algumas vias.

“Neste momento, a maioria das situações já foram ultrapassadas. Já foi possível restabelecer o abastecimento de água em vários locais, estando os serviços municipais a resolver a situação no centro urbano de Santa Cruz. Por exemplo, já foi restabelecida a circulação na Rua Nova e no Caminho do Facho. Encerramos por precaução as escadinhas do Facho e temos os nossos operacionais a intervir em várias zonas”, explicou a presidente da Câmara Municipal, Vânia Ferreira.

A autarca revelou ainda que devido aos trabalhos de limpeza, a circulação rodoviária na Rua do Cruzeiro (Fontinhas) e na Rua das Covas (São Brás) estará condicionada até à próxima segunda-feira.

Vânia Ferreira refere ainda que “foram reunidos todos os esforços por parte do município, através do Serviço Municipal de Proteção Civil da Praia da Vitória, com as entidades competentes na salvaguarda da população. A situação mantém o alerta, dada a contínua chuva, pelo que continuaremos atentos às necessidades dos munícipes”.

O acompanhamento destas ocorrências envolveu meios das seguintes entidades: Câmara Municipal da Praia da Vitória, através do SMPCPV, Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória, Polícia de Segurança Pública, Praia Ambiente E.M e Governo Regional dos Açores, através das Obras Públicas.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou as nove ilhas dos Açores sob aviso amarelo até às 12h00 de sábado devido às previsões de chuva, por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados