Chavez anuncia "para muito breve" visita ao Irão

O Presidente da Venezuela Hugo Chavez anunciou que se deslocará "muito em breve" ao Irão, onde se reunirá com o seu homólogo Mahmud Ahmadinejad, mas não avançou pormenores sobre a data ou os motivos para a visita.


"Não tenho uma data, mas devo ir (ao Irão) o mais rapidamente possível. Tenho uma dívida para com o Presidente (do país) irmão, Ahmadinejad", disse Chavez, em conferência de imprensa.

    Segundo Chavez, as relações entre os dois países são "extraordinárias e cada dia mais sólidas".

    Os dois Presidentes, que se encontraram em numerosas ocasiões nos últimos anos, assinaram acordos de cooperação económica, nomeadamente no domínio petrolífero.

    Os dois responsáveis partilham uma forte hostilidade face aos Estados Unidos, particularmente contra a administração cessante do Presidente George W. Bush.

    Chavez apoiou Ahmadinejad relativamente ao programa nuclear iraniano.

    As grandes potências querem que Teerão suspenda o enriquecimento de urânio, em troca de uma oferta de cooperação apresentada em Junho de 2006 e dois anos depois.

    Estas potências temem que o Irão desvie o seu programa nuclear civil para fins militares, mas Teerão desmente que seja esta a sua intenção.
PUB

A Phoenix 2, a próxima geração de cápsulas de reentrada da startup alemã Atmos Space Cargo, vai aterrar em Santa Maria em 2026. Agência Espacial Portuguesa - Space Port, que assinou um protocolo de cooperação com o Governo Regional dos Açores, está em negociações para Santa Maria receber mais dois voos de retorno