Açoriano Oriental
Chavez anuncia "para muito breve" visita ao Irão
O Presidente da Venezuela Hugo Chavez anunciou que se deslocará "muito em breve" ao Irão, onde se reunirá com o seu homólogo Mahmud Ahmadinejad, mas não avançou pormenores sobre a data ou os motivos para a visita.

Autor: Lusa/AOonline
"Não tenho uma data, mas devo ir (ao Irão) o mais rapidamente possível. Tenho uma dívida para com o Presidente (do país) irmão, Ahmadinejad", disse Chavez, em conferência de imprensa.

    Segundo Chavez, as relações entre os dois países são "extraordinárias e cada dia mais sólidas".

    Os dois Presidentes, que se encontraram em numerosas ocasiões nos últimos anos, assinaram acordos de cooperação económica, nomeadamente no domínio petrolífero.

    Os dois responsáveis partilham uma forte hostilidade face aos Estados Unidos, particularmente contra a administração cessante do Presidente George W. Bush.

    Chavez apoiou Ahmadinejad relativamente ao programa nuclear iraniano.

    As grandes potências querem que Teerão suspenda o enriquecimento de urânio, em troca de uma oferta de cooperação apresentada em Junho de 2006 e dois anos depois.

    Estas potências temem que o Irão desvie o seu programa nuclear civil para fins militares, mas Teerão desmente que seja esta a sua intenção.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados