Autor: Susete Rodrigues
A abertura do evento estará a cargo do Grupo de Escoteiros n. 97 de Água de Pau, seguindo-se um momento musical pela Banda Filarmónica Fraternidade Rural, com a participação de alunos da Escola Básica Integrada de Água de Pau. De seguido decorrerá a inauguração da obra de arte pública que homenageia os cesteiros de Água de Pau.
Esta obra consiste num painel com a dimensão de 350x520cm, composto por 1820 azulejos, pintados por Urbano e executados na Cerâmica Vieira.
De acordo com o autor o enfoque “está no entrelaçamento inicial de uma peça em vime, com o recurso das mãos e dos pés”.
Saliente-se que antes da execução desta obra, o pintor teve oportunidade de privar com os cesteiros pauenses Alcídio Andrade, João Andrade e Gilberto Roias, para conhecer melhor o seu trabalho.
A nota informativa da autarquia da Lagoa explica que esta é a primeira obra de arte pública de Urbano no concelho e insere-se num trabalho de promoção e valorização das fibras vegetais que a Câmara da Lagoa se encontra a desenvolver, por forma a garantir a continuidade do trabalho artesanal com fibras vegetais.
No âmbito deste projeto já foi realizado um workshop de cestaria em vimes, com o artesão Alcídio Andrade, e encontra-se em desenvolvimento uma residência artística de Sofia Medeiros com os artesãos Alcídio Andrade e Lurdes Couto.
Em janeiro do próximo ano decorrerá o projeto “Entrelaçar”, na Escola Básica Integrada de Água de Pau.
Ainda no âmbito do Dia do Poder Local, os presentes irão poder assistir à apresentação final do projeto de intervenção teatral “Preocupa-me”, concebido e orientado por André Melo, com a participação dos jovens do CDIJ - Trevo da Casa do Povo de Água de Pau.