Açoriano Oriental
Cesteiros de Água de Pau homenageados com obra de arte de Urbano

A Câmara Municipal da Lagoa inaugura no próximo dia 23 de novembro, pelas 17 horas, uma obra de arte pública, da autoria de Urbano, em homenagem aos cesteiros de Água de Pau

Cesteiros de Água de Pau homenageados com obra de arte de Urbano

Autor: Susete Rodrigues

Segundo nota de imprensa, a inauguração está inserida nas comemorações do Dia do Poder Local, que serão assinaladas no Auditório Ferreira da Silva, na vila de Água de Pau.


A abertura do evento estará a cargo do Grupo de Escoteiros n. 97 de Água de Pau, seguindo-se um momento musical pela Banda Filarmónica Fraternidade Rural, com a participação de alunos da Escola Básica Integrada de Água de Pau. De seguido decorrerá a inauguração da obra de arte pública que homenageia os cesteiros de Água de Pau.


Esta obra consiste num painel com a dimensão de 350x520cm, composto por 1820 azulejos, pintados por Urbano e executados na Cerâmica Vieira.


De acordo com o autor o enfoque “está no entrelaçamento inicial de uma peça em vime, com o recurso das mãos e dos pés”.


Saliente-se que antes da execução desta obra, o pintor teve oportunidade de privar com os cesteiros pauenses Alcídio Andrade, João Andrade e Gilberto Roias, para conhecer melhor o seu trabalho.


A nota informativa da autarquia da Lagoa explica que esta é a primeira obra de arte pública de Urbano no concelho e insere-se num trabalho de promoção e valorização das fibras vegetais que a Câmara da Lagoa se encontra a desenvolver, por forma a garantir a continuidade do trabalho artesanal com fibras vegetais.


No âmbito deste projeto já foi realizado um workshop de cestaria em vimes, com o artesão Alcídio Andrade, e encontra-se em desenvolvimento uma residência artística de Sofia Medeiros com os artesãos Alcídio Andrade e Lurdes Couto.


Em janeiro do próximo ano decorrerá o projeto “Entrelaçar”, na Escola Básica Integrada de Água de Pau.


Ainda no âmbito do Dia do Poder Local, os presentes irão poder assistir à apresentação final do projeto de intervenção teatral “Preocupa-me”, concebido e orientado por André Melo, com a participação dos jovens do CDIJ - Trevo da Casa do Povo de Água de Pau.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados