Autor: Lusa/AO Online
“Neste momento estão já registados como produtos aderentes à marca Açores 251 produtos, sendo que uma parte significativa deles corresponde à área dos frescos, nomeadamente carnes, enchidos, peixe, frutas e legumes, com 81 produtos”, afirmou à agência Lusa Sérgio Ávila.
Na lista surgem também 94 produtos de mercearia, laticínios (45), bebidas (24) e artesanato, esta última atividade com sete produtos.
Segundo o governante, a marca é transversal a todos os produtos que se considerava terem potencialidade para possuir a distinção.
“Neste momento, a grande conclusão que tiramos é que temos uma enorme diversidade de produtos que potenciam aquilo que são os fatores produtivos regionais endógenos”, declarou.
Para Sérgio Ávila, o facto de os produtos com marca Açores serem em grande parte do setor agroalimentar revela que este é o que “tem grande potencialidade de produção e exportação”.
O responsável adiantou que, após a fase de regulamentação da marca e de aprovação de candidaturas – que permanecem abertas -, segue-se o lançamento de uma campanha nacional de promoção “para que também esses produtos possam ter uma mais-valia acrescida em termos de penetração em mercados fora do mercado regional”.
O objetivo da campanha é oferecer aos consumidores “uma maior incorporação de conhecimento do que são os princípios da marca, da sua existência e que possam nas suas decisões de consumo valorizar os produtos que têm marca Açores”, acrescentou.
Questionado se ainda existe potencial de crescimento para o número de produtos com a marca Açores, Sérgio Ávila responde afirmativamente, justificando com a criação de novos produtos.
“Assistimos nos últimos tempos a uma criatividade por parte dos nossos empresários de criar novos produtos que tenham uma marca que se identifique com a região e, portanto, existe ainda um enorme potencial de crescimento, desde que utilizem os produtos endógenos da região”, salientou.
A 30 de janeiro o Governo dos Açores lançou esta marca da região, baseada na natureza, para poder ser utilizada por entidades públicas e privadas para certificação e promoção dos seus produtos.
Com o slogan "Açores: certificado pela natureza", a marca destina-se a produtos tradicionais, incluindo o turismo, que se diferenciem "por serem originários de uma região com uma pegada ecológica de elevado valor ambiental".