Açoriano Oriental
CDS questiona Governo sobre necessidade de motor para grua em São Jorge

O CDS-PP/Açores solicitou esclarecimentos ao Governo Regional de coligação quanto à necessidade da colocação de um motor na grua da Fajã das Pontas, alertando para a instabilidade do mar na costa Norte de São Jorge.

CDS questiona Governo sobre necessidade de motor para grua em São Jorge

Autor: Lusa


O pedido de esclarecimento foi feito num requerimento dirigido ao Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM), no qual a deputada Catarina Cabeceiras defende a “necessidade de colocação de um motor” na grua, “por forma a agilizar principalmente a varagem, quando as condições de mar se tornam mais adversas”.

A parlamentar do CDS-PP no parlamento açoriano pretende "saber se estão a ser desenvolvidos esforços no sentido de dotar a Grua da Fajã das Pontas no Norte Pequeno de um motor", segundo uma nota de imprensa divulgada.

A deputada centrista justifica a necessidade de dotar a grua com um motor tendo em conta a “instabilidade [marítima] sentida na costa Norte” da ilha de São Jorge.

A costa Norte da ilha está “sujeita a condições de mar instáveis e muitas vezes adversas”, pelo que esta grua assume “uma localização estratégica de redundância, mas também de apoio à proteção civil”, sublinha.

A deputada, citada na nota enviada pelo partido, refere ainda que, “além da grua do porto de pesca da Fajã do Ouvidor, não existe na costa Norte da ilha de São Jorge mais nenhuma grua para além da situada na Fajã das Pontas”.

Por outro lado, realça “o esforço" do Governo Regional "em reabilitar” a grua da Fajã das Pontas, “que se encontrava em elevado estado de degradação”.

Esses equipamentos, segundo sublinha Catarina Cabeceiras, são “importantes no apoio para quem possui ou utiliza embarcações náuticas nos portos de pesca e portinhos” e são largamente utilizados “por pescadores profissionais, lúdicos e desportistas náuticos”.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados