Autor: Paula Gouveia
A Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada (CCIPD) afirma, em comunicado, que a missiva do Gestor do Plano Operacional (PO) dos Açores 2020, a justificar o aviso para a promoção turística no mercado emissor da América do Norte pela Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH) no valor de 734 mil euros, “não é esclarecedora, sendo que dispunha de toda a informação para o ser, querendo”.
A organização de empresários de São Miguel e Santa Maria esclarece que “existiram políticas que apoiaram iniciativas internas de capacitação e políticas de promoção externa de serviços e de produtos no exterior”, e que “as medidas de apoio interno foram sempre executadas pelas associações empresariais diretamente ou através da Câmara do Comércio e Indústria dos Açores (CCIA)”. Já “as medidas de promoção externa na área do turismo foram sempre executadas pela Associação Turismo dos Açores (ATA), onde participam as associações empresariais, cujas iniciativas foram, tanto quanto sabemos, sempre coordenadas com o Governo”.
A CCIPD acrescenta ainda que “as participações externas em feiras para a promoção dos produtos de exportação foram sempre executadas através da CCIA, onde participam as três associações empresariais, em coordenação total com o governo, via SDEA nos últimos anos”, concluindo que “em todos os casos a participação era coordenada para uma maior eficácia transversal”.
Recorde-se de que o gestor do PO Açores 2020 tinha afirmado que “no âmbito do Eixo 3 do PO Açores 2020, eixo no qual as ações de reforço da capacitação empresarial visando a abertura das empresas regionais aos mercados exteriores, foram apresentadas várias candidaturas por diversas entidades para além da ATA, tais como a ART - Associação Regional de Turismo, a Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, a Câmara do Comércio e Indústria dos Açores e a Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo”.
A CCIPD enuncia ainda, no comunicado, os valores dos
apoios aprovados no âmbito do PO, incluindo o atual aviso: cerca de 40
milhões de euros para a ATA, 4,2 milhões para a CCIA, 3,5 milhões de
euros para a Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo, 1,7 milhões de
euros para a Associação Regional de Turismo (ART), e cerca de 607 mil
euros para a CCIPD. A associação empresarial das ilhas de São Miguel e
de Santa Maria salvaguarda, contudo, que esta verba foi utilizada apenas
em ações internas.