Autor: Susete Rodrigues
Vânia Ferreira, presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, afirmou que a reabertura do espaço, “eleva a estratégia da autarquia de promoção da vida e obra do escritor e a sua valorização como oferta turística do concelho".
Falando na cerimónia de inauguração da requalificação do imóvel e da exposição patente no espaço, autarca sublinhou ainda o momento como início da comemoração do 75º aniversário da edição do livro Festa Redonda, que a autarquia promove durante 2025.
Citada em nota de imprensa, Vânia Ferreira explicou que estão a ultimar um "conjunto de atividades para assinalar esse momento, onde se inclui uma exposição sobre Nemésio e a Festa Redonda que visitará as escolas do concelho, assim como a inclusão desse momento durante as Festas da Praia, além de alguns eventos com oradores convidados que pretendemos dinamizar nesta Casa Museu". Pretendem também que a edição deste ano do festival literário Outono Vivo dê destaque a esta obra. "O nosso compromisso é, com a regularidade possível, dinamizar a vida e a obra de Nemésio tendo como palco central esta casa”, disse a autarca.
A requalificação da Casa Vitorino Nemésio recebeu o apoio da Grater, no âmbito de uma candidatura da autarquia, e também da câmara municipal: “A intervenção ascendeu a 75 mil euros, sendo que 75 por cento deste valor foi assumido com receitas próprias da autarquia o que espelha o nosso compromisso com este espaço”, adiantou Vânia Ferreira.
Os trabalhos incidiram na requalificação de várias estruturas do imóvel, na atualização da exposição e na introdução de alguns equipamentos multimédia que ajudam ao conhecimento da vida e obra do escritor.
Além disso, a candidatura apoiou a edição do livro Açorianidade, a instalação no jardim da Casa das Tias de painéis explicativos deste conceito, e a criação de um espaço no jardim da Casa Vitorino Nemésio para atividades infantojuvenis sobre a vida e obra do escritor praiense.
A Casa Vitorino Nemésio funciona das 08h30 às 12h00 e das 13h00 às 16h30.