Açoriano Oriental
Casa do Arcano recebe exposição escultórica “Ensaio sobre o retorno”

A Casa do Arcano recebe, no próximo dia 29 de outubro, a primeira exposição após as obras de requalificação, apresentando ao público “Ensaio sobre o retorno”, de Catarina Alves, mostra que apresenta um conjunto de peças escultóricas que nascem da simbiose de materiais reciclados.

Casa do Arcano recebe exposição escultórica “Ensaio sobre o retorno”

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

Segundo nota de imprensa, a artista recorre ao plástico, papel e vidro para dar asas à criatividade, apresentando o retorno dos materiais reciclados a uma nova utilidade como encadeamento de ação/reação, causa/consequência, mostrando aquilo que é, o que produz, o que pensa e faz.

"O “Ensaio sobre o retorno” não pretende ser um ensaio filosófico, apenas uma demonstração da visão da artista sobre o impacto ambiental dos resíduos que produz e qual o seu destino final. É o processo pessoal de repensar os hábitos de consumo, buscando a consciência do peso dos atos no ecossistema e consequente impacto nas gerações vindouras".

A exposição traduz a necessidade de partilhar a visão que tem do mundo em que vivemos utilizando materiais considerados resíduos, como o plástico, o papel e o vidro. Pretende ainda demonstrar a potencialidade destes materiais e, de certa forma, mitigar o impacto ao revalorizar materiais.

Catarina Alves é natural da Candelária, concelho de Ponta Delgada, formada Escultura pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa. Já realizou diversas exposições individuais e coletivas, tem escultura pública, representações em coleções particulares e em instituições públicas. É, também, a criadora dos troféus da Gala do Desporto de Ponta Delgada desde 2013.

Tem tido um percurso variável desde 2005 com trabalho também na área da formação. Nestes últimos dois anos, após a experiência da maternidade, retomou o trabalho no atelier focando-se na bijuteria artesanal “Pedras de Lava” que criou em 2009, participando em feiras do Centro Regional de Artesanato.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados