Carrinha com "skype" põe idosos dos Açores a ver e falar com a família emigrada

O Governo dos Açores lançou hoje a Ludoteca Sénior, uma carrinha que vai percorrer freguesias da ilha de São Jorge para, entre outras coisas, pôr os idosos a ver e falar com os familiares emigrados, através do "skype".


O projeto foi apresentado no Centro Social Paroquial de Santo Antão, concelho da Calheta, em São Jorge, pela secretária regional da Solidariedade Social, Piedade Lalanda, que explicou que este projeto-piloto visa combater a solidão e o isolamento dos idosos, sendo o objetivo alargar a iniciativa a outras zonas dos Açores.

No âmbito deste projeto, "é disponibilizada uma carrinha com material lúdico, livros e uma ligação ‘skype’, que percorrerá as freguesias mais rurais, dando a possibilidade aos idosos mais isolados de contactar os seus familiares emigrados e de passar parte do seu tempo", segundo uma nota enviada à imprensa pelo Governo açoriano.

"A grande novidade não é só falar com a família, é ver a família” que está fora da ilha, referiu Piedade Lalanda, citada na mesma nota.

O projeto resulta de uma parceria entre o executivo regional e a Fundação Portugal Telecom.

Segundo a mesma nota, na apresentação do projeto, uma idosa viu e falou com a família emigrada no Canadá através do ‘skype’.

PUB

Valorização da carne de borrego de Santa Maria passa pela conquista de novos mercados. Secretário Regional da Agricultura e Alimentação aponta a ilha de São Miguel como o primeiro mercado a ter de ser conquistado pela Associação Regional dos Criadores de Caprinos e Ovinos dos Açores (ARCOA), instituição sediada em Santa Maria