Açoriano Oriental
Carlos César obtém 83,5 por cento na eleição para líder parlamentar do PS
O presidente do PS, Carlos César, foi hoje eleito líder da bancada socialista, sucedendo neste cargo a Eduardo Ferro Rodrigues, tendo obtido 71 votos favoráveis num total dos 85 deputados votantes, cerca de 83,5 por cento.
Carlos César obtém 83,5 por cento na eleição para líder parlamentar do PS

Autor: Lusa/AO Online

Na eleição para a direção da bancada do PS, de 86 deputados do PS, votaram 85 e registaram-se cinco votos contra e nove brancos.

Por escolha de Carlos César foram também eleitos vice-presidentes da bancada Ana Catarina Mendes e Pedro Nuno Santos, os únicos que transitam da anterior direção do Grupo Parlamentar do PS.

A lista de vice-presidentes inclui ainda João Galamba e Fernando Rocha Andrade (ambos do Secretariado Nacional do PS), Lara Martinho (Açores), Carlos Pereira (Madeira), Pedro Delgado Alves, José Apolinário, Susana Amador, José Luís Carneiro, Helena Freitas e Ana Paula Vitorino.

Na mesma série de votações na bancada socialista, o secretário nacional do PS para a Organização, Jorge Gomes, foi eleito para presidir ao Conselho de Administração do Grupo Parlamentar, tendo obtido 75 votos a favor, dois contra e oito brancos.

Já o deputado João Paulo Correia (eleito pelo círculo do Porto) foi eleito presidente do Conselho Fiscal do Grupo Parlamentar, com 79 votos a favor, um contra e cinco brancos.

Da anterior direção do Grupo Parlamentar do PS, que era liderada por Ferro Rodrigues - entretanto eleito na sexta-feira para o cargo de presidente da Assembleia da República -, faziam parte o presidente da Federação da Área Urbana de Lisboa (FAUL), Marcos Perestrello, o antigo ministro Vieira da Silva, assim como os deputados Sónia Fertuzinhos, Hortense Martins, Inês de Medeiros, Isabel Santos e João Paulo Correia.

Saíram também dos cargos de vice-presidentes, por já não terem integrado as listas de candidatos a deputados do PS nas últimas eleições legislativas, Luís Pita Ameixa, Mota Andrade e Jorge Fão.

Na eleição de Ferro Rodrigues realizada a 03 de outubro de 2014, a lista proposta obteve 69 por cento de votos favoráveis - uma percentagem idêntica àquela que registara em 2013 Alberto Martins.

Em 2014, num total de 74 deputados, votaram 65, com a lista proposta por Ferro Rodrigues a obter 45 votos a favor (69 por cento), 11 contra (17 por cento), seis brancos (nove por cento) e três nulos (cinco por cento).

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados