Açoriano Oriental
Europeias
Candidata do BE destaca posição geoestratégica dos Açores na UE

Aurora Ribeiro realça a importância da posição geoestratégica da Região para a União Europeia, apontando o potencial para as atividades espaciais

Candidata do BE destaca posição geoestratégica dos Açores na UE

Autor: Carolina Moreira

A candidata do BE/Açores às eleições europeias do próximo dia 9 de junho, Aurora Ribeiro, destaca a importância da posição geoestratégica da Região para a União Europeia (UE), dando como exemplo o potencial do arquipélago para as atividades espaciais, uma realidade já em Santa Maria e que, na opinião da candidata, tem “ainda muitas possibilidades para crescer”.

Numa visita ao teleporto espacial de Santa Maria, operado pela empresa Thales Edisoft Portugal, Aurora Ribeiro salientou que “a relação dos Açores com a Europa é uma relação de dois sentidos: é verdade que os Açores recebem apoios comunitários, mas por outro lado a Europa também tem interesse na posição geoestratégica das ilhas dos Açores”, explica em nota de imprensa.

O BE realça no comunicado que, em Santa Maria, “já é feita observação do oceano a partir de imagens de satélite, é feita recolha de dados, e é também feito o acompanhamento do lançamento de foguetões e satélites de outras zonas do mundo, por exemplo”.

No entanto, a candidata bloquista acredita que “o contributo dos Açores pode ser ainda muito maior para os importantes desafios da União Europeia, como é o caso do estudo das alterações climáticas”.

“A União Europeia pode beneficiar de uma aposta mais forte neste tipo de projetos nos Açores e isto significa desenvolvimento para a ilha de Santa Maria e para os Açores em geral e está em linha com a ideia que temos vindo a defender, que uma economia do conhecimento é o futuro para a economia dos Açores”, afirmou a candidata.

Para Aurora Ribeiro, “quantos mais projetos de tecnologia vierem para Santa Maria, mais pessoas podem estar a trabalhar nesta área, mais serviços serão criados na ilha, e isto será um importante motor económico”, acrescentou.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados