Açoriano Oriental
Campanha de vacinação da época gripal começa no sábado nos Açores
A campanha de vacinação da época gripal 2016/2017 começa nos Açores no sábado, dia 01 de outubro, anunciou hoje a Direção Regional da Saúde, que recomenda a vacinação, especialmente para os grupos prioritários.
Campanha de vacinação da época gripal começa no sábado nos Açores

Autor: Lusa/AO Online

Segundo uma nota de imprensa do executivo açoriano, “a vacina contra a gripe é fortemente recomendada e gratuita no Serviço Regional de Saúde para pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, faixa etária onde se pretende atingir uma taxa de vacinação de pelo menos 60%”.

“Esta vacina está disponível nos centros de saúde que integram as unidades de saúde de ilha, não necessitando de receita médica ou guia de tratamento para ser administrada”, adianta a mesma nota

A vacina é ainda “fortemente recomendada a doentes crónicos e imunodeprimidos com seis ou mais meses de idade, às grávidas e a profissionais de saúde, assim como a outros prestadores de cuidados”.

Nos Açores, cada centro de saúde vai dispor, a partir do mês de outubro, de um serviço próprio para a vacinação contra a gripe com a vacina trivalente para a época 2016/2017 (gratuita ou não), que funcionará das 11:00 às 16:30 (horas locais) sem interrupção.

A vacinação aplica-se também aos núcleos de saúde familiar e às extensões dos centros de saúde, pelo que os enfermeiros a eles afetos devem proceder, no horário de atendimento habitual, a esta vacinação, refere o Governo dos Açores, explicando que, “para as pessoas não abrangidas pela vacinação gratuita, a vacina contra a gripe é dispensada nas farmácias, nos mesmos moldes das épocas anteriores, através de prescrição médica e com comparticipação de 37%”.

“A Direção Regional da Saúde lembra que a gripe é uma doença contagiosa que, na maior parte das vezes, se cura espontaneamente, mas, apesar da sua benignidade, podem surgir complicações, particularmente nos grupos de risco”, pelo que “é aconselhada a vacinação, uma vez que este é o melhor método de prevenção da gripe e das suas complicações”.

De acordo com dados da Secretaria Regional da Saúde enviados à Lusa, a taxa de cobertura de vacinação antigripal no grupo de pessoas com 65 e mais anos é de 44%.

Na época gripal 2014/2015, a taxa de cobertura neste grupo foi de 42% e na época anterior de 39%.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados