Açoriano Oriental
Câmara Ponta Delgada adota medidas de apoio social à população mais vulnerável

A Câmara Municipal de Ponta Delgada está a adotar medidas de apoio social à população mais vulnerável do concelho tendo em conta o cenário de emergência social, decorrente da Covid-19.

article.title

Foto: CMPD
Autor: Susete Rodrigues/AO Online

Desta forma, foram criadas equipas integradas de apoio aos seniores em situação de isolamento por período indeterminado.

Uma vez que se trata de uma população de risco, com as devidas recomendações de evitarem os contactos sociais, estas equipas irão facilitar a entrega no domicílio dos bens alimentares e/ou medicação e manter um contacto telefónico regular por forma a minimizar os efeitos psicológicos que possam ocorrer na população em particular os que se encontram em situação de maior isolamento, explica nota da autarquia de Ponta Delgada.

Outra equipa criada pelo município de Ponta Delgada visa apenas o apoio telefónico aos seniores.

Foi também criado um vale de apoio para aquisição de bens alimentares. “O objetivo é a atribuição de um vale de valor a determinar, variando consoante a situação de carência económica e o número de elementos do agregado”, diz a nota.

Também foi concebido um vale de apoio para famílias carenciadas que visa colmatar de imediato uma necessidade básica, resultante de uma situação de desemprego ou ausência prolongada ao trabalho, que provoca a redução dos rendimentos do agregado.

Vai ser ainda implementado, até ao final deste mês, um serviço de acompanhamento psicológico não presencial (telefone, skype, whatsapp).

A nota diz ainda que o município possui uma reserva para resposta social na presente situação de emergência, no valor global de 500 mil euros e vai suspender, por três meses, a instauração de novos processos de execução, permitindo às pessoas um cumprimento voluntário mais alargado das faturas de água.

Por último, a autarquia vai flexibilizar o pagamento dos créditos da fatura de água em três prestações mensais sem juros ou em seis prestações com juros apenas aplicáveis às últimas três.

Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.