Açoriano Oriental
Câmara da Lagoa promove concurso de presépios
A Câmara Municipal da Lagoa volta a organizar o concurso de presépios, com as inscrições a decorrerem até 13 de dezembro, na Casa da Cultura Carlos César.
Câmara da Lagoa promove concurso de presépios

Autor: Ana Carvalho Melo
O concurso de presépios é uma iniciativa que tem como objetivo dinamizar e preservar a cultura e a memória das tradições populares natalícias através dos presépios e que pretende afirmar a forte tradição do concelho no que concerne a um dos maiores expoentes da representação Cristã, revela nota da autarquia.

 

  Este concurso pretende, igualmente, promover a manifestação artística e a criatividade interinstitucional e individual e estimular o espírito criativo-reflexivo da comunidade local.

 

No concurso de Presépios deste ano serão admitidos a concurso duas categorias: Presépio Tradicional e Presépio Original.

 

 Na categoria de Presépio Tradicional será considerado como fator de valorização o uso de figuras de presépio feitas na Lagoa.   O uso de elementos habitualmente presentes nos presépios tradicionais dos Açores, como farelo, leivas, pedras, assim como a representação das tradições dos açores nos presépios são fatores que influenciarão a decisão do Júri.  Na categoria de Presépio Original, os critérios mais relevantes dizem respeito à inovação introduzida nos materiais utilizados para a produção dos presépios, tanto no que diz respeito às figuras como aos cenários.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados