Açoriano Oriental
Câmara apoia obras de restauro na igreja de Nossa Senhora do Rosário

A Câmara da Ribeira Grande assinou um protocolo de cooperação financeira com a igreja de Nossa Senhora da Rosário, freguesia da Lomba da Maia, para ajudar nas obras de restauro e beneficiação do edifício.



Câmara apoia obras de restauro na igreja de Nossa Senhora do Rosário

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

O apoio, de quinze mil euros, vai permitir dar resposta às intervenções necessárias no imediato, nomeadamente a recuperação e manutenção do altar-mor, entre outras beneficiações que tendem a garantir a preservação do património.


O presidente da autarquia, Alexandre Gaudêncio, lembro, na ocasião, que “esta igreja, à semelhança de outras no concelho, já apresentava alguns sinais de desgaste ao nível da conservação de estruturas várias, daí a edilidade ter acedido apoiar as intervenções que vão iniciar-se de imediato, tal como fez noutros casos".


Citado em nota, Alexandre Gaudêncio sublinhou tratar-se de um “investimento na preservação do nosso património que salvaguarda o edificado”, elogiando também a “dedicação do padre Carlos Simas que tem sido incansável no bom trabalho que tem vindo a desenvolver na paróquia”.


A igreja Nossa Senhora do Rosário foi construída no século XIX, a partir de 1868, tendo sido concluída oito anos depois. Tem uma única torre sineira, no extremo oeste da fachada. As aberturas são rodeadas por um rebordo de basalto lavrado, no estilo típico da fase final do barroco da ilha de São Miguel. No altar-mor está exposta uma imagem de Nossa Senhora do Rosário, em madeira pintada com coroa de prata, com cerca de dois metros de altura.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados