Açoriano Oriental
Bolsonaro diz que não vai à posse do novo Presidente da Argentina

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse esta sexta feira que não irá à posse do Presidente eleito na Argentina, Alberto Fernández, marcada para ocorrer no dia 10 de dezembro.

Bolsonaro diz que não vai à posse do novo Presidente da Argentina

Autor: AO Online/ Lusa

Questionado por jornalistas na saída do Palácio da Alvorada, sua residência oficial, Bolsonaro respondeu que não iria à posse e que isto era um assunto decidido.

Ao longo do ano, o Presidente brasileiro demonstrou publicamente apoio ao Presidente argentino, Maurício Macri, derrotado por Fernández nas presidenciais realizadas no último domingo.

O Presidente brasileiro chegou a dizer, após a confirmação do resultado, que o “povo argentino escolheu mal” e ameaçou retaliar o novo Governo do país vizinho se o mesmo interferisse nos planos de abertura do Mercosul (bloco de livre comércio fundado por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai).

Hoje, porém, Bolsonaro adotou um tom mais conciliador confirmado que torceu por Macri, mas disse não ter qualquer intenção de retaliar o novo Presidente argentino.

“Torci, pelo outro [Macri], mas já que [Fernández] ganhou, vamos em frente. Da minha parte, não tem qualquer retaliação. Espero que eles continuem fazendo política connosco, semelhante ao que o Macri fez até o momento”, afirmou o Presidente brasileiro.

Brasil e Argentina são os dois maiores países do Mercosul, bloco que firmou um acordo de livre comércio com a União Europeia em 28 de junho, após 20 anos de negociações.

Atualmente, a Argentina é o maior destino das exportações industriais brasileiras e o terceiro maior parceiro comercial do Brasil, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos.



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados