Bolieiro diz que executivo está a cumprir pagamento às empresas de transportes escolares

O presidente do Governo Regional dos Açores disse que o executivo está a cumprir no pagamento a empresas de transportes escolares, que dizem estar sem receber desde outubro de 2025



“O que eu sei é que nós tínhamos assumido o compromisso, pela voz do diretor regional da Educação, que haveria um pagamento este mês e foi cumprido. Portanto, nós estamos a cumprir”, disse o líder do executivo açoriano aos jornalistas, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, à margem da cerimónia de abertura da PDL26 - Ponta Delgada Capital Portuguesa da Cultura 2026.

Os responsáveis de empresas que asseguram o transporte escolar em alguns concelhos da ilha de São Miguel reuniram-se na quarta-feira em protesto, junto ao Palácio de Sant’Ana, onde funciona a residência oficial do presidente do Governo Regional, em Ponta Delgada, segundo a RTP/Açores.

Os empresários reafirmaram que estão sem receber o pagamento pelos transportes escolares desde outubro.

Esta quinta-feira, questionado sobre o assunto, José Manuel Bolieiro disse que não viu nenhuma manifestação, nem lhe foi pedida qualquer reunião pelos empresários do setor.

O chefe do executivo de coligação explicou que os pagamentos obedecem a procedimentos efetuados “através das próprias escolas”.

“Vou empenhar-me em perceber quais são as razões que estão neste atraso e também acredito no compromisso e no sentido de responsabilidade das empresas para - é certo, com razão de queixa, relativamente às dificuldades de pagamentos -, mas poderem cumprir o objetivo que é fundamental para o sucesso educativo e para o transporte dos alunos”, declarou.

PUB