Conjuntura

BERD espera recessão de 6,3% do PIB na Europa de Leste

A BERD anunciou esta quinta-feira uma revisão das previsões para o PIB da sua zona de actividade, centrada nos antigos países da União Soviética, apontando para um recuo de 6,3 por cento este ano.


As previsões anteriores da Banca Europeia de Reconstrução e Desenvolvimento apontavam para uma quebra do PIB regional de 5,2 por cento em 2009 antes de um crescimento de 1,4 por cento em 2010. Agora, para o próximo ano, a BERD prevê um crescimento de 2,5 por cento em 2011.

O banco especializado no desenvolvimento dos países do antigo bloco soviético explica que a forte quebra de 2009 é sobretudo devida "a baixas pronunciadas da produção no primeiro semestre", mas que "sinais de crescimento no terceiro trimestre deixam entender que a recessão atingiu o seu ponto mais baixo em numerosos países da região".

"Qualquer que seja a retoma em 2010, deverá ser frágil e desigual", previu.
PUB

A Marinha Portuguesa coordenou, na quinta-feira, duas operações distintas de resgate médico ao largo dos Açores, envolvendo um navio de cruzeiro e um barco de pesca, ambos a cerca de 50 milhas náuticas (cerca de 93 km) das ilhas do Pico e Faial.