Açoriano Oriental
Liga dos Campeões
Benfica e FC Barcelona, os invencíveis da Europa
O Benfica e o “todo-poderoso” FC Barcelona, campeão europeu e espanhol em título, são as únicas equipas invencíveis em 2011/2012, entre todas as que estão, ou estiveram, na presente edição das taças europeias de futebol.
 Benfica e FC Barcelona, os invencíveis da Europa

Autor: Susete Rodrigues

Os “encarnados” somam 12 vitórias e cinco empates, em 17 jogos oficiais, enquanto a formação catalã, que já conquistou dois troféus (Supertaça Europeia, face ao FC Porto, e Supertaça espanhola) conta 11 triunfos e cinco “nulos”, em 16.

Curiosamente, e apesar de invencíveis, nem o Benfica, a efetuar o melhor arranque – à nona jornada – desde a época 1990/91 -, nem o FC Barcelona lideram os respetivos campeonatos nacionais, embora estejam perto dos líderes.

O conjunto de Jorge Jesus apenas perde para o campeão FC Porto na diferença de golos, sendo que já tem a vantagem de ter empatado 2-2 no Dragão, enquanto o “onze” de Pep Guardiola segue a um escasso ponto do Real Madrid.

A exemplo dos “encarnados”, também a formação da Catalunha já empatou a dois no reduto do rival, na primeira “mão” da Supertaça, troféu que, depois, arrebatou em Nou Camp, com um triunfo por 3-2, selado pelo inevitável Lionel Messi.

Em termos da fase de grupos da Liga dos Campeões, Benfica e FC Barcelona ostentam igualmente trajetos similares: dois triunfos e um empate, que colocam os dois conjuntos bem posicionados para seguir para os oitavos de final.

A formação da Luz só cedeu pontos na receção ao Manchester United (1-1), tendo somado dois triunfos fora – apenas havia conseguido um em todas as anteriores participações -, enquanto o “Barça” também cedeu os únicos pontos no seu reduto e face a outro campeão europeu, o AC Milan (2-2).

Entre os conjuntos dos 53 países do “ranking” da UEFA, existem mais equipas invencíveis, mas nenhuma delas está, ou esteve, nas taças europeias em 2011/2012.

A Juventus, que procura regressar aos “velhos tempos”, depois de ter sido atirada para a “Série B” por casos de corrupção, é a mais notável, com cinco triunfos e quatro empates no campeonato italiano, que lidera.

As outras formações sem derrotas são Fenerbahçe (Turquia), Atromitos (Grécia), AEL Limassol (Chipre), Radnicki (Sérvia), Debrecen (Hungria), Vardar (Macedónia), Hibernians (Malta), Gravenmacher (Luxemburgo) e AC Libertas (São Marino).

A lista integrava também o surpreendente Levante, que perdeu domingo a liderança e a invencibilidade na Liga espanhola, após sete vitórias e dois empates, ao cair por 2-0 no reduto do Osasuna, em encontro da 11.ª jornada.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados