BdP deteta agravamento dos 'spreads' nos empréstimos concedidos pela banca

BdP deteta agravamento dos 'spreads' nos empréstimos concedidos pela banca

 

Lusa/AO online   Economia   31 de Out de 2012, 14:49

O Banco de Portugal (BdP) detetou um aumento dos 'spreads' (margem de lucro) nos empréstimos concedidos pelos bancos no terceiro trimestre, divulgou esta quarta-feira a instituição no 'Inquérito aos bancos sobre o mercado de crédito'.

“De acordo com os resultados do inquérito realizado aos cinco grupos bancários portugueses incluídos na amostra, os critérios aplicados pelos bancos na aprovação de empréstimos a empresas e a particulares permaneceram praticamente sem alterações no decurso do terceiro trimestre de 2012”, lê-se no documento hoje conhecido referente ao período entre julho e setembro.

Apesar disso, a instituição liderada por Carlos Costa detetou um “ligeiro agravamento das condições aplicadas pelos bancos na aprovação de empréstimos, consubstanciado num aumento dos 'spreads' aplicados (em particular nos empréstimos de maior risco), mas também na aplicação de outras condições contratuais ligeiramente mais restritivas”.

Nas empresas, detalhou o BdP, houve uma redução dos prazos dos empréstimos, assim como condições contratuais “não pecuniárias mais restritivas”. São ainda exigidas mais garantias, acrescentou.

Em relação aos particulares, os critérios de aprovação dos créditos à habitação mantiveram-se inalterados. Ainda assim, afirmou o BdP que três instituições “reportaram um aumento dos ‘spreads’ aplicados nos empréstimos de maior risco”. Também nos empréstimos ao consumo e para outros fins assistiu-se, entre julho e setembro, a um aumento de 'spreads’, sobretudo nos empréstimos de maior risco, assim como ao reforço das garantias exigidas.

Para o quarto e último trimestre deste ano, os cinco grupos bancários portugueses inquiridos disseram também que não são esperadas alterações “significativas” na aplicação de critérios para a aprovação dos empréstimos, tanto para empresas como para particulares.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.