Barack Obama culpa republicanos pela incerteza em torno do orçamento para 2013

Barack Obama culpa republicanos pela incerteza em torno do orçamento para 2013

 

LUSA/AOnline   Internacional   30 de Dez de 2012, 14:32

O presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Barack Obama, considerou hoje que a falta de acordo sobre o orçamento do país para 2013 é da responsabilidade dos republicanos, que não admitem uma subida de impostos para os mais ricos.

Numa entrevista à cadeia televisiva NBC, e citada pela Associated Press, Obama disse que tem sido "muito difícil" aos republicanos aceitarem que "os impostos sobre os americanos mais ricos devem subir um pouco, enquanto parte do esforço para estabelecer um pacote de redução do défice" da maior economia do mundo.

Obama avisou que a falta de um acordo sobre o orçamento nos EUA terá um efeito negativo nos mercados.

Decorre o processo negocial entre os democratas e a maioria republicana no Congresso dos EUA relativo ao orçamento para o próximo ano dos EUA, que visa evitar o "precipício orçamental" em janeiro.

Se os responsáveis não conseguirem chegar a um entendimento até ao final do ano, isso significará a aplicação automática em janeiro de um aumento de impostos e de um corte rigoroso da despesa pública nos EUA, que os economistas alertam poder conduzir o país a uma recessão.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.