Bancos aproveitam Dia Mundial para apostarem em novos produtos

Bancos aproveitam Dia Mundial para apostarem em novos produtos

 

Lusa/AO Online   Economia   30 de Out de 2009, 07:47

 Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Poupança, a 31 de Outubro, e com as famílias mais sensíveis ao tema, a banca vai apostar para comunicar e lançar novos produtos financeiros.

A crise obrigou a uma mudança de comportamento, com a mentalização das famílias para a necessidade de fazer um maior esforço na constituição de uma poupança. Os bancos conhecem a tendência e continuam a precisar de captar recursos. O momento é, por isso, ideal para reforçar estratégias de comunicação.

Desde 2008 que a taxa de poupança das famílias tem vindo a subir, numa tendência que continuou no primeiro semestre do ano, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística.

No conjunto de 2008 a taxa de poupança situou-se nos 6,4 por cento, e no primeiro semestre de 2009 subiu 2,2 pontos percentuais (no acumulado anual) face aos números do final de 2008, para os 8,6 por cento.

O crescimento ainda não é o suficiente, mas existe para já uma maior vontade e, nalguns casos, uma maior disponibilidade financeira, ajudada pela significativa descida das prestações do crédito à habitação, consequência da queda das taxa de juro.

“Não temos assistido a um incremento muito expressivo dos níveis de poupança dos nossos clientes, não obstante, tem vindo a registar-se uma alteração dos padrões de comportamento: há actualmente uma maior propensão por produtos de poupança, com entregas programadas, sem risco, em especial os DPs (depósitos a prazo) e PPRs (Planos Poupança Reforma), em que o banco está a crescer consistentemente”, afirmou fonte oficial do BCP à Lusa.

“Verifica-se mesmo um alargamento da base de clientes com este tipo de produtos, mas com valores médios de poupança mais baixos que os verificados em anos anteriores”, acrescentou.

Assim, a Lusa contactou os principais bancos a operar em Portugal para saber como pensam assinalar o Dia Mundial da Poupança. Fonte oficial do BES diz que, dia 31 de Outubro, “a comunicação do banco será 100% dedicada à poupança, com principal enfoque na campanha Conta Rendimento CR”, um depósito a prazo lançado recentemente e que tem como principal protagonista de promoção o futebolista Cristiano Ronaldo.

Já o Millennium bcp garante que “dedicará ao tema não apenas um dia, mas uma semana”, até 6 de Novembro. A Semana da Poupança no banco “contará com uma campanha que recompensará os clientes pelas poupanças que fizerem neste período”, uma oferta a revelar hoje no site do banco.

“A Semana da Poupança será ainda assinalada com o Poupança NET, uma aplicação a prazo que beneficiará de uma taxa especial para subscrições nos dias 4 e 5 de Novembro”, afirmam.

Por seu lado, o Banco Santander Totta criou, a propósito desta data, um depósito a prazo a três meses, denominado de DP 5, exclusivo para novos clientes, e o DP Energy.

Já a CGD direccionou a sua aposta para os clientes jovens: o Caixa PopNet Especial Poupança, que tem uma taxa promocional, e que tem estado disponível para subscrição no Caixadirecta on-line até hoje, em condições diferentes da oferta permanente, , sendo que “a sua constituição (da aplicação) dar-se-á no dia 31 de Outubro, Dia Mundial da Poupança”, adiantam à Lusa.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.