Bancos aproveitam Dia Mundial para apostarem em novos produtos

 Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Poupança, a 31 de Outubro, e com as famílias mais sensíveis ao tema, a banca vai apostar para comunicar e lançar novos produtos financeiros.


A crise obrigou a uma mudança de comportamento, com a mentalização das famílias para a necessidade de fazer um maior esforço na constituição de uma poupança. Os bancos conhecem a tendência e continuam a precisar de captar recursos. O momento é, por isso, ideal para reforçar estratégias de comunicação.

Desde 2008 que a taxa de poupança das famílias tem vindo a subir, numa tendência que continuou no primeiro semestre do ano, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística.

No conjunto de 2008 a taxa de poupança situou-se nos 6,4 por cento, e no primeiro semestre de 2009 subiu 2,2 pontos percentuais (no acumulado anual) face aos números do final de 2008, para os 8,6 por cento.

O crescimento ainda não é o suficiente, mas existe para já uma maior vontade e, nalguns casos, uma maior disponibilidade financeira, ajudada pela significativa descida das prestações do crédito à habitação, consequência da queda das taxa de juro.

“Não temos assistido a um incremento muito expressivo dos níveis de poupança dos nossos clientes, não obstante, tem vindo a registar-se uma alteração dos padrões de comportamento: há actualmente uma maior propensão por produtos de poupança, com entregas programadas, sem risco, em especial os DPs (depósitos a prazo) e PPRs (Planos Poupança Reforma), em que o banco está a crescer consistentemente”, afirmou fonte oficial do BCP à Lusa.

“Verifica-se mesmo um alargamento da base de clientes com este tipo de produtos, mas com valores médios de poupança mais baixos que os verificados em anos anteriores”, acrescentou.

Assim, a Lusa contactou os principais bancos a operar em Portugal para saber como pensam assinalar o Dia Mundial da Poupança. Fonte oficial do BES diz que, dia 31 de Outubro, “a comunicação do banco será 100% dedicada à poupança, com principal enfoque na campanha Conta Rendimento CR”, um depósito a prazo lançado recentemente e que tem como principal protagonista de promoção o futebolista Cristiano Ronaldo.

Já o Millennium bcp garante que “dedicará ao tema não apenas um dia, mas uma semana”, até 6 de Novembro. A Semana da Poupança no banco “contará com uma campanha que recompensará os clientes pelas poupanças que fizerem neste período”, uma oferta a revelar hoje no site do banco.

“A Semana da Poupança será ainda assinalada com o Poupança NET, uma aplicação a prazo que beneficiará de uma taxa especial para subscrições nos dias 4 e 5 de Novembro”, afirmam.

Por seu lado, o Banco Santander Totta criou, a propósito desta data, um depósito a prazo a três meses, denominado de DP 5, exclusivo para novos clientes, e o DP Energy.

Já a CGD direccionou a sua aposta para os clientes jovens: o Caixa PopNet Especial Poupança, que tem uma taxa promocional, e que tem estado disponível para subscrição no Caixadirecta on-line até hoje, em condições diferentes da oferta permanente, , sendo que “a sua constituição (da aplicação) dar-se-á no dia 31 de Outubro, Dia Mundial da Poupança”, adiantam à Lusa.

PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares