Autor: Susete Rodrigues
A inauguração da requalificação urbanística da zona habitacional das Pedreiras, na Vila das Lajes, põe fim a um processo de legalização que decorre há 15 anos, “colocando em pé de igualdade os moradores da zona e os restantes habitantes do concelho”, disse Vânia Ferreira, presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória
Segundo a autarca, a legalização daquela zona habitacional passou por várias vicissitudes, mas o seu término “foi um compromisso do atual executivo agora cumprido”.
A intervenção representa um investimento municipal superior a 150 mil euros, que abrangeu a “pavimentação das vias, espaços de estacionamento e passeios, as redes de abastecimento de água, de drenagem de águas residuais e de águas pluviais e a qualificação dos espaços públicos nesta zona”, afirmou Vânia Ferreira, lembrando que este foi um processo iniciado há 15 anos: “Falamos aqui de um processo moroso, que nem sempre foi tratado de forma adequada, porque nem sempre os interesses de quem geria os destinos municipais se alinhavam com esta situação”.
O processo de legalização da zona habitacional das Pedreiras abrange dez moradias, resultando em mais uma zona de construção de génese ilegal resolvida.
“Pese embora as dificuldades herdadas, além de vários entraves e obstáculos, estamos a trilhar um caminho seguro. Caminho esse que nos tem permitido este ano realizar alguns investimentos e que, em 2025, nos permite continuar a concretizar um plano de investimentos conducente ao desenvolvimento local”, sublinha a autarca da Praia da Vitória.