Irão

Autarca da Praia da Vitória defende Lajes como “nó logístico” entre EUA e Europa

A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, na ilha Terceira, Açores, defendeu que a valorização da Base das Lajes "deve ir além" da vocação militar, podendo ser um “verdadeiro nó logístico” entre os continentes europeu e norte-americano



Ao intervir na conferência “Ano OE para Segurança e Defesa”, promovida pela Ordem dos Engenheiros e que decorre na Base Aérea Nº4, Vânia Ferreira considerou que a infraestrutura “reúne condições únicas para se posicionar como um verdadeiro nó logístico entre continentes”.

“A sua localização privilegiada permite uma capacidade de projeção, apoio e monitorização no Atlântico que poucos territórios no mundo podem oferecer. Esta é uma vantagem estratégica que não podemos ignorar - e, mais do que isso, que devemos potenciar”, defendeu a autarca, citada em nota de imprensa.

Vânia Ferreira considerou “fundamental apostar na fixação de recursos, na atração de talento, na qualificação das infraestruturas e na criação de condições que estimulem o desenvolvimento de novas atividades”.

Para a autarca, a valorização da Base das Lajes “deve ser entendida não apenas na sua dimensão militar, mas também como um motor de desenvolvimento económico, científico e tecnológico”.

A responsável pelo município da Praia da Vitória frisou que o Atlântico, “no cenário geopolítico atual, voltou a afirmar-se como espaço vital de circulação, de segurança e de projeção de poder”.

De acordo com Vânia Ferreira, nesse contexto, o domínio marítimo “assume uma importância crescente, não apenas pela sua dimensão económica, mas também pela sua relevância estratégica no que respeita à segurança internacional”.

Segundo Vânia Ferreira, a Praia da Vitória tem condições para se afirmar como “uma verdadeira plataforma atlântica, tanto no domínio aéreo como no naval”, mas “essa afirmação exige visão, investimento e, sobretudo, concretização”.

A autarca sublinhou que, neste contexto, é urgente a captação de projetos estruturantes que representem “oportunidades claras para o futuro, quer no domínio do mar, do clima ou do espaço”.

“Urgem projetos que funcionem como instrumentos capazes de reforçar concretamente a centralidade do nosso território, de atrair conhecimento e de posicionar a Praia da Vitória como referência internacional nas áreas da segurança e da cooperação atlântica”, disse Vânia Ferreira.

A Base das Lajes voltou a ganhar relevo no cenário geopolítico global com o atual conflito entre os Estados Unidos e o Irão.


PUB

Alerta a CGTP-IN Açores, que está também preocupada com as regressões no mercado de trabalho e com o aumento de lucros que não se traduzem na subida de salários. E receia um aumento do desemprego na sequência da crise desencadeada com a Guerra no Irão