Açoriano Oriental
Autarca da Covilhã anuncia recolha de assinaturas para convocar congresso no início de 2010
O presidente da Câmara da Covilhã, Carlos Pinto, anunciou hoje que está em curso há uma semana em vários concelhos uma recolha de assinaturas para convocar um congresso extraordinário do PSD nas primeiras semanas de 2010.

Autor: lusa

O ex-primeiro-ministro Pedro Santana Lopes anunciou sexta-feira que prevê entregar em Janeiro as 2.500 assinaturas necessárias para a convocação de um congresso.

Carlos Pinto esclareceu hoje à Agência Lusa que o movimento em curso em diferentes municípios “surgiu previamente” na sequência de encontros de autarcas do partido a 7 e 21 de Novembro na Covilhã e Cantanhede, respectivamente.

Na altura, quinze autarcas subscreveram um comunicado solicitando à Comissão Política Nacional a convocação de um congresso extraordinário. Ao pedido juntou-se a recolha de assinaturas “que se iniciou na passada semana, nas estruturas da Covilhã”, referiu Carlos Pinto em comunicado.

“A recolha já está a decorrer também nas estruturas do partido de outros concelhos”, acrescentou à Lusa.

No documento que hoje divulgou, o autarca da Covilhã defende que um congresso extraordinário “deve traduzir-se numa efectiva renovação e reforço [do partido] perante os portugueses”.

Carlos Pinto refere que o PSD está numa “situação de impasse” que continuará se “o partido não retirar a lição dos últimos acontecimentos no quadro estatutário vigente e, antes das eleições internas, não retomar os Congressos de debate e análise”.

“A recolha de assinaturas deve conduzir à realização do congresso nas primeiras semanas do próximo ano”, concluiu.

De acordo com o comunicado, os quinze autarcas que em Novembro subscreveram o pedido de convocação de um congresso são os de Cantanhede, Cascais, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Trancoso, Portalegre, Mafra, Arganil, Penalva do Castelo, Montemor-o-Velho, Almeida, Pedrógão Grande, Vila Nova da Famalicão, Fornos de Algodres e Santa Maria da Feira.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados