Açoriano Oriental
Aumenta para sete o número de voos cancelados nos Açores
O número de voos hoje cancelados com origem e destino em Ponta Delgada aumentou para sete devido ao mau tempo que se regista no arquipélago dos Açores, disse fonte aeroportuária.
Aumenta para sete o número de voos cancelados nos Açores

Autor: Lusa/AO Online

Além dos dois voos da companhia aérea SATA com origem e destino em Ponta Delgada, foram também cancelados cinco voos da companhia de baixo custo Ryanair entre Lisboa, Porto e Ponta Delgada, disse à agência Lusa o porta-voz da ANA, Rui Oliveira.

Apesar das várias insistências da Lusa, não foi possível apurar como decorre a operação entre as nove ilhas dos Açores assegurada pela SATA Air Açores.

As ilhas de Santa Maria e São Miguel, no grupo oriental dos Açores, estão hoje sob aviso vermelho devido à previsão de vento forte e agitação marítima, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o instituto, estas duas ilhas vão estar sob aviso vermelho entre as 12:00 e as 24:00 de hoje (menos uma hora nos Açores) devido à previsão de vento forte, com rajadas da ordem dos 130 quilómetros por hora, podendo em alguns locais atingir os 150 quilómetros por hora.

O grupo oriental vai estar também sob aviso vermelho devido à previsão de agitação marítima forte, com ondas de sudoeste de seis a oito metros, aumentando para nove a dez metros e podendo, pontualmente, atingir os 15 metros.

Este aviso vermelho é antecedido por um laranja para vento até às 12:00 nestas ilhas, além do aviso amarelo para chuva e trovoada até às 15:00.

O aviso vermelho, o mais grave numa escala de quatro, é identificado pelo IPMA como uma situação meteorológica de risco extremo, devendo as pessoas acompanharem a evolução das condições e seguir as orientações da Proteção Civil.

O IPMA colocou também o grupo central (ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Faial e Pico) sob aviso laranja devido à previsão de chuva (até às 15:00 de hoje) e vento forte (até às 24:00), passando depois a aviso amarelo.

Já o grupo ocidental (ilhas das Flores e Corvo) está sob aviso amarelo até às 15:00 devido à previsão de chuva forte acompanhada de trovoada e vento forte.

Devido ao mau tempo, a Secretaria Regional da Educação e Cultura anunciou no domingo o encerramento, no dia de hoje, das escolas de sete das nove ilhas e a Secretaria da Solidariedade Social recomendou o fecho de todas as creches e jardins de infância.

Também a Universidade dos Açores encerra hoje os polos de Ponta Delgada e Angra do Heroísmo.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados