Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária da Lagoa

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Atividades Pedagógicas com Geocaching



Vários elementos do clube de Geocaching, na maioria alunos finalistas – 12º ano – do Curso Técnico Profissional de Turismo Rural e Ambiental, realizaram em fevereiro uma visita de estudo que teve por principal objetivo aprender alguns conteúdos programáticos (relativo às disciplinas de História e de Geologia), enquanto “jogavam”, ou sejam “encontravam” caches de Geocaching. com o apoio de várias entidades. Esta atividade contou com o apoio da Câmara Municipal da Lagoa, da Zona Militar dos Açores e da associação Amigos dos Açores – Associação Ecológica.

Os alunos, envolvidos nesta atividade, tiveram a possibilidade de visitar a “zona militar” da Castanheira, onde encontraram as peças de artilharia (canhões) lá existentes e de percorrer os túneis e instalações que constituíam aquela unidade de defesa costeira. Aí, os 22 alunos, acompanhados por cinco professores, encontraram a cache letter-box “Coast Watch” e tiveram uma “lição” sobre a história da cidade de Ponta Delgada (em particular entre as duas guerras mundiais). Depois todo o grupo dirigiu-se, a pé, para a zona do Carvão, onde visitaram a Gruta do Carvão. Foi altura de aprender um pouco de Geologia, em particular sobre: escoadas lávicas, tipos de lava, algares, etc… Também foi a oportunidade para naquela zona, encontrar-se uma cache tradicional e uma earthcache.

De seguida, o grupo dirigiu-se ao Quartel-General da Zona Militar dos Açores, onde se situa o Museu Militar de S. Brás. Durante este percurso realizou-se uma paragem, para almoço, no Jardim António Borges (que também foi visitado). Chegados ao Museu Militar, foi efetuada uma visita guiada, onde os alunos tiveram oportunidade de conhecer melhor a “história militar” da nossa região e desta cidade de Ponta delgada; em particular falou-se das campanhas militares portuguesas, que envolveram muitos açorianos, quer na 1ª Grande Guerra, quer na “guerra colonial” no ultramar português. Durante a vista a este museu os alunos recolheram as informações necessárias p

ara encontrarem, de seguida, a multi-cache “Museu Militar de S. Brás” … Também encontraram a cache “Protect Ponta Delgada”.

Durante esta atividade foram colhidas imagens de forma a se produzir um pequeno filme relativo a esta atividade e ao Clube em geral.

AO Escolas

Oferta Formativa da EFTAZORES
Aos já habituais cursos nível IV de Cozinha/Pastelaria e de Restaurante/Bar, junta-se o de Alojamento Hoteleiro no próximo ano lectivo.
 
Escola de Formação Turística dos Açores
Noite da Comunidade - 26/04/2024 - Povoação
A Biblioteca Escolar da EBS da Povoação está a organizar a 2ª edição da Noite da Comunidade.
 
Escola Básica e Secundária da Povoação
A Seleção Artificial dos bovinos nos Açores
As turmas do 12ºA e B aceitaram o convite do técnico Carlos Ferreira para conhecerem in loco , no dia 16 de janeiro, a atividade da Associação Agrícola de S. Miguel na área da reprodução assistida dos bovinos na região. Esta área de atividade da Associação, embora pouco divulgada na população em geral, apresenta atualmente uma dinâmica e relevância surpreendentes neste setor.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

"Parecer da SATA é desfavorável à privatização" é a manchete do Açoriano Oriental
Destaque fotográfico para "Açores com voos regulares de cerca de 15 companhias"
 
Wall Street acaba semana em alta puxada pelas tecnológicas
A bolsa nova-iorquina encerrou hoje em alta, com os investidores aliviados por um indicador de inflação e pelos resultados da Microsoft e Alphabet, que contrastam com os dececionantes da Meta.
 
“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, diz ministro da Defesa
O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados