Açoriano Oriental
Atividade económica estabiliza em agosto e clima económico fica inalterado
O indicador de atividade económica estabilizou em agosto e o indicador de clima económico manteve-se em setembro pelo segundo mês consecutivo, divulgou o Instituto Nacional de Estatísticas (INE).
Atividade económica estabiliza em agosto e clima económico fica inalterado

Autor: Lusa/AO online

A estabilização do indicador de atividade económica segue-se a um "ténue" aumento em julho, enquanto o indicador de clima económico se manteve estável depois de, em agosto, ter interrompido a trajetória ascendente que mantinha desde janeiro de 2013.

De acordo com a síntese económica de conjuntura hoje divulgada pelo INE, em agosto os Indicadores de Curto Prazo (ICP) apontam para um aumento da atividade económica na indústria e em setores de serviços e uma redução na construção e obras públicas.

O indicador quantitativo do consumo privado apresentou um crescimento homólogo menos acentuado em agosto, refletindo o comportamento da componente de consumo duradouro.

Por outro lado, o indicador de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) aumentou devido ao contributo positivo de todas as componentes, sobretudo das componentes de construção e de material de transporte.

Em termos nominais, as exportações e importações de bens apresentaram variações homólogas de 5,8% e 2,4% em agosto, respetivamente (5,8% e 4,0% em julho).

Segundo as estimativas provisórias mensais do inquérito ao emprego, a taxa de desemprego (15 a 74 anos), ajustada de sazonalidade, foi 12,4% em agosto (12,3% nos dois meses anteriores).

A estimativa da população empregada (15 a 74 anos), ajustada de sazonalidade, apresentou uma diminuição de 0,8% face ao mês anterior e um aumento de 0,1% em termos homólogos.

Em setembro, a variação homóloga mensal do Índice de Preços no Consumidor (IPC) situou-se em 0,9% (0,7% no mês anterior), observando-se uma taxa de variação de 0,3% na componente de bens (taxa idêntica à de agosto) e de 1,7% na de serviços (1,2% no mês anterior).

Em relação à zona euro, o INE refere que, em setembro, o indicador de confiança dos consumidores agravou-se, enquanto o indicador de sentimento económico aumentou.

No mesmo mês, os preços das matérias-primas e do petróleo apresentaram variações em cadeia de, respetivamente, -3,2% e 1,6% (-5,6% e -18,8% em agosto).

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados