Saúde

Atendimento urgente garantido na Horta

O secretário regional da Saúde garantiu estar "assegurado o atendimento urgente nos serviços de saúde do Faial", apesar do encerramento do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) da Horta.


Segunda-feira, num requerimento dirigido ao Governo regional, os deputados social-democratas Costa Pereira e Luís Garcia salientaram que o Executivo "nada fez" para evitar uma situação "previsível", uma vez que a maioria dos médicos afectos ao serviço "atingiu o limite de idade" e "outros passaram a assegurar outros serviços".

Segundo o secretário regional da Saúde, Miguel Correia, o SAP, localizado no Hospital da Horta, "foi encerrado temporariamente" pelo Centro de Saúde, que "canalizou os recursos para o Serviço de Atendimento à Gripe".

"Foi também reforçado o horário de funcionamento das consultas abertas, que funcionam no edifício do Centro de Saúde da Horta", acrescentou o governante.

Embora admita que "a alteração no funcionamento dos serviços possa trazer pontualmente alguma insatisfação", o governante assegurou que "já foram dadas indicações ao Centro de Saúde da Horta para contratar médicos externos para o SAP e assegurar o funcionamento das suas valências".

PUB

A quota de pesca do atum-rabilho vai aumentar 21% em 2026, permitindo aos pescadores açorianos “capturar 115 toneladas desta espécie de elevado valor comercial”, revelou ontem o Governo Regional dos Açores.

Na véspera do Dia dos Namorados, a Escola Secundária Antero de Quental realizou uma ação sobre violência no namoro, no meio digital. A iniciativa foi em parceria com Associação Desliga.